Performance cognitiva em idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Rosa Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8091
Resumo: O envelhecimento populacional é uma realidade inevitável, consequência do aumento da esperança média de vida. O aumento da população idosa acarreta consigo elevados índices de dependência associados a uma maior predisposição e vulnerabilidade para o agravamento da morbilidade anteriormente adquirida, facto que pode constituir um fator de risco para a institucionalização. A literatura sugere que a estimulação cognitiva assume um efeito positivo no desempenho cognitivo do idoso. Objetivou-se implementar um programa de estimulação cognitiva, em idosos institucionalizados, ao longo de dois meses e verificar o seu efeito na amostra em questão. Trata-se de um estudo descritivo, num plano longitudinal de carácter quantitativo, utilizando dois instrumentos de avaliação, um deles, o Mini Exame do Estado Mental, de Folstein e McHugh, (1975) traduzido e adaptado para a população portuguesa por Guerreiro e colaboradores, (1994) e outro, o Teste do Desenho do Relógio de Shulman, (1986). A amostra é composta por 19 idosos institucionalizados no Centro Social e Paroquial de Baçal, os quais, inicialmente, foram submetidos à aplicação do Mini Exame Mental e Teste do Relógio, posteriormente foi implementado o PEC, composto por diversas atividades, ao longo de 2 meses com 20 sessões, com a duração, de aproximadamente, uma hora, três vezes por semana. Decorridos os dois meses, foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliação, com o objetivo de comprovar se houve alterações a nível cognitivo. Encontramos evidências estatísticas para afirmar que, a um nível de significância de 0,05, as médias do total do MEEM, antes e depois da aplicação do programa de intervenção, são significativamente diferentes (p-value= 0,013). Relativamente ao total do TDR, não se verificaram diferenças significativas nas médias pré e pós intervenção (p=0.863).
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Trata-se de um estudo descritivo, num plano longitudinal de carácter quantitativo, utilizando dois instrumentos de avaliação, um deles, o Mini Exame do Estado Mental, de Folstein e McHugh, (1975) traduzido e adaptado para a população portuguesa por Guerreiro e colaboradores, (1994) e outro, o Teste do Desenho do Relógio de Shulman, (1986). A amostra é composta por 19 idosos institucionalizados no Centro Social e Paroquial de Baçal, os quais, inicialmente, foram submetidos à aplicação do Mini Exame Mental e Teste do Relógio, posteriormente foi implementado o PEC, composto por diversas atividades, ao longo de 2 meses com 20 sessões, com a duração, de aproximadamente, uma hora, três vezes por semana. Decorridos os dois meses, foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliação, com o objetivo de comprovar se houve alterações a nível cognitivo. Encontramos evidências estatísticas para afirmar que, a um nível de significância de 0,05, as médias do total do MEEM, antes e depois da aplicação do programa de intervenção, são significativamente diferentes (p-value= 0,013). Relativamente ao total do TDR, não se verificaram diferenças significativas nas médias pré e pós intervenção (p=0.863).El envejecimento de la población es una realidad inevitable, consecuencia de la mayor esperanza de vida. El aumento de la población anciana lleva consigo un alto nivel de dependencia asociados con una mayor predisposición y la vulnerabilidad al agravamiento de la morbilidad previamente adquiridos, lo que podría ser un factor de riesgo para la institucionalización. La literarutura sugiere que la estimulación cognitiva supone un efecto positivo en el rendimento cognitivo en los ancianos. El objectivo es aplicar una estimulación cognitiva más de dos meses en ancianos institucionalizados y verificar su efecto en la muestra. Se realizó un estúdio descriptivo y longitudinal de un plano cuantitativo, utilizando dos herramentas de evaluación, uno de ellos, el Mini Examen del Estado Mental de Folstein y McHugh (1975), traducida y adaptada para la población portuguesa por Guerrero y sus colegas (1994), y outro, la prueba del dibujo del reloj de Shulman (1986). La muestra es compuesta por 19 ancianos institucionalizados en el Centro Social y Paroquial de Baçal, que inicialmente se presentaron al examen de Mini Mental y test del Reloj, se llevó a cabo después el PEC, compuesto de varias actividades, más de dos meses, por 20 sesiones de una duración de aproximadamente una hora, três veces a la semana. Después de dos meses, se aplicaron los mismos instrumentos de evaluación, con el fin de establecer si hubo câmbios en el nível cognitivo. Se encuentra evidencia estadística suficientes para afirmare el nível de significación de 0.05del Estado Mental, el promedio de MMSE total antes y después de la implementación de programa de intervención, son significativamente diferentes (p-valor= 0.013). Para la Prueba del Reloj, no se encontraron diferencias significativas en las medias pre e pos intervención (p-valor= 0.863).The population aging is an inevitable reality, as a result of an increased life expectancy. The increase of aging people brings high levels of dependency associated to a higher predisposition and vulnerability to the worsening of diseases previously acquired which can be a risk factor to institutionalization. The literature suggests that cognitive stimulation assumes a positive effect on cognitive performance in the elderly. This study aimed to implement a program of cognitive stimulation in institutionalized elderly, over two months and check its effect on the sample in question This is a descriptive study, a longitudinal plane, whether quantitative, using two assessment tools, one of them, the Mini Mental State Examination, Folstein and McHugh (1975), translated and adapted for portuguese population by Guerreiro and collaborators, (1994) and others, the Clock Drawing Test of Shulman (1986). The simple is composed of 19 institutionalized elderly in the C.S.P of Baçal, which initially were submitted to the Mini Mental State Examination and the Clock Drawing Test was later implemented the cognitive stimulation program, composed of various activities over two months, constituted for 20 sessions lasting from approximately one hour, three times a week. After two months, we applied the same assessment tools, in order to establish whether there were changes to the cognitive level. We find statistical evidence to say that, at a significance level of 0.05, the mean total MMSE before and after implementation of the intervention program, are significantly different (p- value= 0.013). For the total of the Clock Drawing Test, we couldn’t find no statistically significant differences between the averages pre and post intervention (p-value= 0.863).Galvão, Ana MariaFernandes, HélderBiblioteca Digital do IPBPires, Maria Rosa Gonçalves2013-02-13T15:39:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8091TID:201452634porPires, Maria Rosa Gonçalves (2012). Performance cognitiva em idosos institucionalizados. Bragança: Escola Superior de Saúde. 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