Iuteracgão e Desenvolvimento: Análise Procedimental de Situações de Resolução e Co-Resolugão de um Problema em Cinco Grupos de Idades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5218 |
Resumo: | Esta investigação situa-se no quadro do estudo das relações entre interacção e desenvolvimento. Recaiu sobre cinco grupos de idade diferente. A análise procedimental da interacção inter-individual, entre os pares de iguais na solução de uma tarefa-problema, permitiu a identificação, nos diferentes grupos, de dinâmicas socio-cognitivas diversas, geradoras de efeitos positivos ao nível da representação do problema, dos procedimentos de solução e da actividade de controlo. O estudo do factor idade revelou-se um contributo para a compreensão dos mecanismos psico-sociais das aprendizagens cognitivas. |
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Iuteracgão e Desenvolvimento: Análise Procedimental de Situações de Resolução e Co-Resolugão de um Problema em Cinco Grupos de Idades.Esta investigação situa-se no quadro do estudo das relações entre interacção e desenvolvimento. Recaiu sobre cinco grupos de idade diferente. A análise procedimental da interacção inter-individual, entre os pares de iguais na solução de uma tarefa-problema, permitiu a identificação, nos diferentes grupos, de dinâmicas socio-cognitivas diversas, geradoras de efeitos positivos ao nível da representação do problema, dos procedimentos de solução e da actividade de controlo. O estudo do factor idade revelou-se um contributo para a compreensão dos mecanismos psico-sociais das aprendizagens cognitivas.ABSTRACT: The field of study of this research project is the relationship between interaction and development. Five groups from different age levels were observed. The procedural analysis of the interaction between individuals in pairs of the same age dealing with a problem-solving task made possible the identification, in the various groups, of different socio-cognitive dynamics leading to positive effects concerning problem representation, procedures for solution and control activities. The study of the age factor was seen to be of relevance to the understanding of the psycho-social mechanisms in cognitive learning experiences.ISPA - INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADARepositório do ISPABotelho, Deolinda Melo Ferreira2017-01-27T19:20:01Z1991-01-01T00:00:00Z1991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5218porAnálise Psicológica, 9(3-4), 435-4430870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.196969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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