Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Gustavo Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253472
Resumo: O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas.
id UFRGS-2_2809b487f3b22448f7b1cc6dce9caad6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bassani, Gustavo FerreiraSoares, Débora da Silva2023-01-06T05:01:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/253472001159348O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas.The present work consists of the application of two presential classes inspired by the trend of problem solving with the GeoGebra software, for the analysis of optimization problems in Basic Education. The research seeks to understand the relationship of knowledge construction between human beings and technology, analyzed from the human-beings-with-media perspective. The teaching practice in question was applied in a class of the first year of high school, in a public school in Porto Alegre. The data analyzed in the research come from the discussions held in the classroom and from the resolutions made by the students of the problems proposed during the class. As a result, it was possible to conclude that technology is a great ally of mathematics teaching, in addition to having a beneficial relationship with the problem-solving trend.application/pdfporResolução de problemasOtimizaçãoTecnologias digitaisProblem solvingGeoGebraOptimization problemsTechnologyHuman-beings-with-mediaUma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159348.pdf.txt001159348.pdf.txtExtracted Texttext/plain112462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/2/001159348.pdf.txte55e19656e7d2f7d99c74b7e69cd55f9MD52ORIGINAL001159348.pdfTexto completoapplication/pdf3186704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/1/001159348.pdfab1cc6a7fd47a743fa45c2f8da8590f6MD5110183/2534722023-01-07 06:16:08.706578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:16:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
title Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
spellingShingle Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
Bassani, Gustavo Ferreira
Resolução de problemas
Otimização
Tecnologias digitais
Problem solving
GeoGebra
Optimization problems
Technology
Human-beings-with-media
title_short Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
title_full Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
title_fullStr Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
title_full_unstemmed Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
title_sort Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
author Bassani, Gustavo Ferreira
author_facet Bassani, Gustavo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Gustavo Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Otimização
Tecnologias digitais
topic Resolução de problemas
Otimização
Tecnologias digitais
Problem solving
GeoGebra
Optimization problems
Technology
Human-beings-with-media
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem solving
GeoGebra
Optimization problems
Technology
Human-beings-with-media
description O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T05:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253472
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159348
url http://hdl.handle.net/10183/253472
identifier_str_mv 001159348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/2/001159348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/1/001159348.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e55e19656e7d2f7d99c74b7e69cd55f9
ab1cc6a7fd47a743fa45c2f8da8590f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224648518533120