Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253472 |
Resumo: | O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas. |
id |
UFRGS-2_2809b487f3b22448f7b1cc6dce9caad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253472 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bassani, Gustavo FerreiraSoares, Débora da Silva2023-01-06T05:01:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/253472001159348O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas.The present work consists of the application of two presential classes inspired by the trend of problem solving with the GeoGebra software, for the analysis of optimization problems in Basic Education. The research seeks to understand the relationship of knowledge construction between human beings and technology, analyzed from the human-beings-with-media perspective. The teaching practice in question was applied in a class of the first year of high school, in a public school in Porto Alegre. The data analyzed in the research come from the discussions held in the classroom and from the resolutions made by the students of the problems proposed during the class. As a result, it was possible to conclude that technology is a great ally of mathematics teaching, in addition to having a beneficial relationship with the problem-solving trend.application/pdfporResolução de problemasOtimizaçãoTecnologias digitaisProblem solvingGeoGebraOptimization problemsTechnologyHuman-beings-with-mediaUma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2022Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159348.pdf.txt001159348.pdf.txtExtracted Texttext/plain112462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/2/001159348.pdf.txte55e19656e7d2f7d99c74b7e69cd55f9MD52ORIGINAL001159348.pdfTexto completoapplication/pdf3186704http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/1/001159348.pdfab1cc6a7fd47a743fa45c2f8da8590f6MD5110183/2534722023-01-07 06:16:08.706578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-07T08:16:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
title |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
spellingShingle |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização Bassani, Gustavo Ferreira Resolução de problemas Otimização Tecnologias digitais Problem solving GeoGebra Optimization problems Technology Human-beings-with-media |
title_short |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
title_full |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
title_fullStr |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
title_sort |
Uma proposta de resolução de problemas com tecnologia para situações de otimização |
author |
Bassani, Gustavo Ferreira |
author_facet |
Bassani, Gustavo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassani, Gustavo Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
contributor_str_mv |
Soares, Débora da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Otimização Tecnologias digitais |
topic |
Resolução de problemas Otimização Tecnologias digitais Problem solving GeoGebra Optimization problems Technology Human-beings-with-media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem solving GeoGebra Optimization problems Technology Human-beings-with-media |
description |
O presente trabalho consiste na aplicação de duas aulas presenciais inspirada na tendência de resolução de problemas com o software GeoGebra, para a análise de problemas de otimização no Ensino Básico. A pesquisa busca compreender a relação de construção de conhecimento entre o ser humano e a tecnologia, analisada pela perspectiva seres-humanos-com-mídias. A prática docente em questão foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante as aulas. Como resultado, foi possível concluir que a tecnologia é uma grande aliada do ensino de Matemática, além de ter uma relação sinérgica com a tendência de resolução de problemas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T05:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253472 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159348 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253472 |
identifier_str_mv |
001159348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/2/001159348.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253472/1/001159348.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e55e19656e7d2f7d99c74b7e69cd55f9 ab1cc6a7fd47a743fa45c2f8da8590f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224648518533120 |