Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7238 |
Resumo: | O Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explicita o percurso desenvolvido no decorrer das diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e evidencia o trabalho de investigação de conceção e avaliação de propostas didáticas ligadas à área de Arqueologia e destinadas a crianças em idade pré-escolar. O foco na Arqueologia surgiu da importância que esta pode assumir na Educação Pré-Escolar (Haddad, 2014), na medida em que que se prevê que as crianças identifiquem e reconheçam acontecimentos em diferentes períodos de tempo, com vista à compreensão da humanidade (Ministério da Educação, 2016). O acesso à cultura é, ainda, um dos direitos reconhecidos às crianças na Convenção dos Direitos da Criança (Nações Unidas, 2019). O estudo realizado foi de índole qualitativa, com o recurso à metodologia DesignBased Research. Seguindo o processo previsto pela metodologia utilizada, foi desenvolvido um conjunto de atividades e de informação complementar. Estas propostas foram avaliadas por parte de profissionais da área de Arqueologia e da Educação. Finalmente, as propostas revistas foram implementadas em contexto familiar pelos pais/encarregados de educação de seis crianças. O conjunto de dados recolhidos foi analisado em termos de critérios de avaliação das propostas: relevância, consistência, praticidade e efetividade (Nieveen & Folmer, 2018). Para cada critério considerou-se a perspetiva da especialista em Arqueologia, da especialista em Educação de Infância e dos pais, a partir da sua experiência de implementação das propostas. Os resultados revelam o potencial educativo das propostas, com apreciação positiva nos vários critérios por parte dos vários participantes. Pelo desenho da investigação, as apreciações das duas especialistas focam mais os critérios relevância e consistência, enquanto a experiência de pais e crianças foi mais relevante para os critérios praticidade e efetividade. A combinação das diferentes perspetivas foi significativa para a avaliação das propostas. |
id |
RCAP_3696cc4acd4321189e8bafc61c659aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em famíliaArqueologiaPatrimónio CulturalEducação Pré-EscolarEnvolvimento e participação da famíliaMuseuArchaeologyCultural HeritagePreschool EducationFamily involvement and participationMuseumO Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explicita o percurso desenvolvido no decorrer das diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e evidencia o trabalho de investigação de conceção e avaliação de propostas didáticas ligadas à área de Arqueologia e destinadas a crianças em idade pré-escolar. O foco na Arqueologia surgiu da importância que esta pode assumir na Educação Pré-Escolar (Haddad, 2014), na medida em que que se prevê que as crianças identifiquem e reconheçam acontecimentos em diferentes períodos de tempo, com vista à compreensão da humanidade (Ministério da Educação, 2016). O acesso à cultura é, ainda, um dos direitos reconhecidos às crianças na Convenção dos Direitos da Criança (Nações Unidas, 2019). O estudo realizado foi de índole qualitativa, com o recurso à metodologia DesignBased Research. Seguindo o processo previsto pela metodologia utilizada, foi desenvolvido um conjunto de atividades e de informação complementar. Estas propostas foram avaliadas por parte de profissionais da área de Arqueologia e da Educação. Finalmente, as propostas revistas foram implementadas em contexto familiar pelos pais/encarregados de educação de seis crianças. O conjunto de dados recolhidos foi analisado em termos de critérios de avaliação das propostas: relevância, consistência, praticidade e efetividade (Nieveen & Folmer, 2018). Para cada critério considerou-se a perspetiva da especialista em Arqueologia, da especialista em Educação de Infância e dos pais, a partir da sua experiência de implementação das propostas. Os resultados revelam o potencial educativo das propostas, com apreciação positiva nos vários critérios por parte dos vários participantes. Pelo desenho da investigação, as apreciações das duas especialistas focam mais os critérios relevância e consistência, enquanto a experiência de pais e crianças foi mais relevante para os critérios praticidade e efetividade. A combinação das diferentes perspetivas foi significativa para a avaliação das propostas.The Final Internship Report, within the scope of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, explains the path developed during the different Supervise Teaching Practices and highlights the research work of designing and evaluating didactic proposals relate to the area of Archaeology and aimed at preschool-age children. The focus on Archeology emerged from the importance it can assume in Pre-School Education (Haddad, 2014), as children are expected to identify and recognize events in different periods of time, with a view to understanding humanity (Ministry of Education, 2016). Access to culture is also one of the rights recognized for children in the Convention on the Rights of the Child (United Nations, 2019). The study carried out was of a qualitative nature, using the Design-Based Research methodology. Following the process provided for by the methodology used, a group of activities and complementary information was developed. These proposals were evaluated by professionals in Archaeology and Education. Finally, the revised proposals were implemented in a family context by the parents/guardians of six children. The set of data collected was analyzed in terms of proposal evaluation criteria: relevance, consistency, practicality, and effectiveness (Nieveen & Folmer, 2018). For each criterion, the perspective of the specialist in Archaeology, the specialist in Childhood Education and the parents was considered, based on their experience in implementing the proposals. Results reveal the educational potential of the proposals, with a positive appreciation of the various criteria by the various participants. Due to the design of the investigation, the assessments of the two specialists focus more on the relevance and consistency criteria, while the experience of parents and children was more on the relevance for the practicality and effectiveness criteria. The combination of different perspectives was significant for the evaluation of the proposals.Fi, Maria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSoares, Ana Raquel de Pinho2022-05-04T15:16:48Z2022-04-192022-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7238TID:203005180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:00.012974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
title |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
spellingShingle |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família Soares, Ana Raquel de Pinho Arqueologia Património Cultural Educação Pré-Escolar Envolvimento e participação da família Museu Archaeology Cultural Heritage Preschool Education Family involvement and participation Museum |
title_short |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
title_full |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
title_fullStr |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
title_full_unstemmed |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
title_sort |
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família |
author |
Soares, Ana Raquel de Pinho |
author_facet |
Soares, Ana Raquel de Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fi, Maria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ana Raquel de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arqueologia Património Cultural Educação Pré-Escolar Envolvimento e participação da família Museu Archaeology Cultural Heritage Preschool Education Family involvement and participation Museum |
topic |
Arqueologia Património Cultural Educação Pré-Escolar Envolvimento e participação da família Museu Archaeology Cultural Heritage Preschool Education Family involvement and participation Museum |
description |
O Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explicita o percurso desenvolvido no decorrer das diferentes Práticas de Ensino Supervisionadas e evidencia o trabalho de investigação de conceção e avaliação de propostas didáticas ligadas à área de Arqueologia e destinadas a crianças em idade pré-escolar. O foco na Arqueologia surgiu da importância que esta pode assumir na Educação Pré-Escolar (Haddad, 2014), na medida em que que se prevê que as crianças identifiquem e reconheçam acontecimentos em diferentes períodos de tempo, com vista à compreensão da humanidade (Ministério da Educação, 2016). O acesso à cultura é, ainda, um dos direitos reconhecidos às crianças na Convenção dos Direitos da Criança (Nações Unidas, 2019). O estudo realizado foi de índole qualitativa, com o recurso à metodologia DesignBased Research. Seguindo o processo previsto pela metodologia utilizada, foi desenvolvido um conjunto de atividades e de informação complementar. Estas propostas foram avaliadas por parte de profissionais da área de Arqueologia e da Educação. Finalmente, as propostas revistas foram implementadas em contexto familiar pelos pais/encarregados de educação de seis crianças. O conjunto de dados recolhidos foi analisado em termos de critérios de avaliação das propostas: relevância, consistência, praticidade e efetividade (Nieveen & Folmer, 2018). Para cada critério considerou-se a perspetiva da especialista em Arqueologia, da especialista em Educação de Infância e dos pais, a partir da sua experiência de implementação das propostas. Os resultados revelam o potencial educativo das propostas, com apreciação positiva nos vários critérios por parte dos vários participantes. Pelo desenho da investigação, as apreciações das duas especialistas focam mais os critérios relevância e consistência, enquanto a experiência de pais e crianças foi mais relevante para os critérios praticidade e efetividade. A combinação das diferentes perspetivas foi significativa para a avaliação das propostas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04T15:16:48Z 2022-04-19 2022-04-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/7238 TID:203005180 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/7238 |
identifier_str_mv |
TID:203005180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130921642754048 |