O chamamento pleno-compreender as características que influenciam a perceção que os indíviduos têm do seu trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Inês Alexandra Gomes Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7140
Resumo: Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
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spelling O chamamento pleno-compreender as características que influenciam a perceção que os indíviduos têm do seu trabalhoMotivação organizacionalIdentidadeChamamentoDissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos HumanosAo longo dos últimos anos, os estudos em torno da motivação organizacional, da identidade e do significado que o trabalho tem na vida das pessoas, têm merecido a atenção dos cientistas sociais e dos profissionais de recursos humanos. As organizações tendem a estar cada vez mais preocupadas com a motivação dos seus colaboradores. Não são só os bens materiais, os recursos monetários, a progressão de carreira ou o próprio estatuto social que levam os indivíduos a trabalhar. A ciência tem verificado que os indivíduos também trabalham tendo em conta a sua vocação, paixão e talento, percecionando o seu trabalho como um “Chamamento”. A própria definição do conceito aponta para o Chamamento como uma construção associada à missão de vida dos indivíduos, sendo que estes prosseguem essa missão agindo de acordo com a sua identidade. Estes mesmos estudos apontam que se explore quais as dimensões do Chamamento e o que influência os indivíduos a percecionar o seu trabalho como um chamamento. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo é explorar de que forma a identidade pessoal, profissional e organizacional influenciam a forma como as pessoas percecionam o seu trabalho. Catorze entrevistas a engenheiros técnicos de uma empresa multinacional, servirão de base para este estudo. Recorrendo à Técnica da Grounded Theory, construiu-se a um modelo que analisa a influência que a identidade tem na perceção que os indivíduos têm do seu trabalho.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPalma,Patrícia Jardim daRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Inês Alexandra Gomes Pinto2014-09-11T09:23:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7140TID:201511932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:20.449814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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