Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11845 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de projeto de estágio inserido no mestrado em engenharia informática. O principal objetivo deste trabalho consistiu na criação de um chatbot para um meio empresarial, com a capacidade de responder de forma automática aos clientes, sem que haja a necessidade de haver um funcionário a atender. Atualmente, a tecnologia da comunicação está cada vez mais avançada, havendo cada vez mais a opção de comunicação, quer seja por mensagem, quer seja por aplicações de mensagens. Para facilitar a comunicação, as empresas e instituições desenvolvem e investem em chatbots. Estes interagem com as pessoas através de uma interface quer seja por mensagem quer seja por áudio. Estas aplicações permitem um contacto mais eficaz entre o cliente e a empresa, já que numa primeira fase, o atendimento ao cliente passa a ser automático. Para além disso, representa um menor custo operacional para a empresa. |
id |
RCAP_36ae540fa6fc54c473f81977d083cc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariaisAjuda EmpresarialChatbotLivechatMensagens AutomáticasRespostas AutomáticasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de projeto de estágio inserido no mestrado em engenharia informática. O principal objetivo deste trabalho consistiu na criação de um chatbot para um meio empresarial, com a capacidade de responder de forma automática aos clientes, sem que haja a necessidade de haver um funcionário a atender. Atualmente, a tecnologia da comunicação está cada vez mais avançada, havendo cada vez mais a opção de comunicação, quer seja por mensagem, quer seja por aplicações de mensagens. Para facilitar a comunicação, as empresas e instituições desenvolvem e investem em chatbots. Estes interagem com as pessoas através de uma interface quer seja por mensagem quer seja por áudio. Estas aplicações permitem um contacto mais eficaz entre o cliente e a empresa, já que numa primeira fase, o atendimento ao cliente passa a ser automático. Para além disso, representa um menor custo operacional para a empresa.This project was done within the scope of the curricular unit of the internship project inserted in the master’s degree in computer engineering. The main objective of this project was the creation of a chatbot for a business environment, with the ability to answer automatically to customers, without the need for an employee to attend. Nowadays, the communication technology is more and more advanced, with the communication option being increasingly used, either by message or by messaging applications. To facilitate communication, companies and institutions develop and invest in chatbots. They interact with people through an interface that wants to be sent by message or by audio. These applications allow a more effective way of a contact between the customer and the company, since in the first phase, customer service becomes automatic. In addition, it represents a lower operating cost for the company.Santos, Nuno Manuel Garcia dosGouveia, João José TelesuBibliorumPereira, Daniel Barata2022-06-14T00:30:20Z2021-07-142021-06-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11845TID:202858294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:32.477244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
title |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
spellingShingle |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais Pereira, Daniel Barata Ajuda Empresarial Chatbot Livechat Mensagens Automáticas Respostas Automáticas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
title_full |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
title_fullStr |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
title_full_unstemmed |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
title_sort |
Construção de um ChatBot de suporte a actividades empresariais |
author |
Pereira, Daniel Barata |
author_facet |
Pereira, Daniel Barata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Nuno Manuel Garcia dos Gouveia, João José Teles uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Daniel Barata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ajuda Empresarial Chatbot Livechat Mensagens Automáticas Respostas Automáticas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Ajuda Empresarial Chatbot Livechat Mensagens Automáticas Respostas Automáticas Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Este trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de projeto de estágio inserido no mestrado em engenharia informática. O principal objetivo deste trabalho consistiu na criação de um chatbot para um meio empresarial, com a capacidade de responder de forma automática aos clientes, sem que haja a necessidade de haver um funcionário a atender. Atualmente, a tecnologia da comunicação está cada vez mais avançada, havendo cada vez mais a opção de comunicação, quer seja por mensagem, quer seja por aplicações de mensagens. Para facilitar a comunicação, as empresas e instituições desenvolvem e investem em chatbots. Estes interagem com as pessoas através de uma interface quer seja por mensagem quer seja por áudio. Estas aplicações permitem um contacto mais eficaz entre o cliente e a empresa, já que numa primeira fase, o atendimento ao cliente passa a ser automático. Para além disso, representa um menor custo operacional para a empresa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 2021-06-14 2021-07-14T00:00:00Z 2022-06-14T00:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11845 TID:202858294 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11845 |
identifier_str_mv |
TID:202858294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136404561723392 |