Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Telmo José Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16766
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_36b2cc9c0b713d11c067907cea0bafda
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarineteSolos de orquestra para clarineteExecução e interpretaçãoAprendizagem simultâneaEnsino do clarineteOrchestral solos for clarinetExecution and interpretationSimultaneous learningClarinet teachingRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O Estágio do Ensino Especializado, integrado no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo 2022/2023, em Lisboa, na Escola Profissional da Metropolitana e envolveu três alunas do Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão do ramo de Clarinete. O propósito da realização deste estágio foi a aprendizagem e desenvolvimento de estratégias para melhorar a prática de lecionar as aulas de clarinete, compreendendo 81 aulas observadas e nove lecionadas, nas quais se aplicaram a temática do projeto de investigação: o ensino de noções pedagógicas básicas através da abordagem pedagógica aos solos orquestrais de clarinete. Procedeu-se à caracterização da escola e das alunas envolvidas no estágio, seguida da descrição detalhada tanto das aulas observadas como lecionadas. Nestas foi aplicado o método de ensino de solos de orquestra, constituindo uma nova ferramenta pedagógica adaptada às características de aprendizagem de cada aluna. Esta prática pedagógica foi personalizada e aplicada a outras obras do repertório do clarinete. Por fim, incluiu-se uma reflexão do desempenho dos alunos e uma análise crítica da atividade docente, destacando-se que os princípios de ensino aplicados durante o ano letivo se revelaram frutíferos tanto para os alunos, que conseguiram, com entusiasmo, desenvolver e melhorar a prática do clarinete, como para a própria experiência enquanto docente, já que contribuíram para o meu enriquecimento pessoal como professor de clarinete.Resumo II - Apesar de alguns professores incluírem esporadicamente a abordagem de solos de orquestra no ensino especializado do clarinete, constata-se que uma grande parte dos alunos apenas tem contacto com este tipo específico de repertório durante a sua formação no ensino superior. Um fator que contribui para esta situação é a escassez de manuais pedagógicos neste domínio. Na verdade, a maioria do material disponível compreende coletâneas de solos orquestrais para clarinete sem qualquer referência analítica acerca do contexto histórico-social da obra nem a sugestões de execução técnica e interpretativa. Com o objetivo de fornecer novos conteúdos pedagógicos, elaborou-se um método de ensino de solos de orquestra que tem em conta as componentes auditiva, visual e cinestésica sendo aplicável a todos os alunos independentemente do seu estilo de aprendizagem predominante. Foram estipulados cinco parâmetros estruturais que compreendem a abordagem a aspetos fundamentais da vida e da obra do compositor, a análise direcionada ao próprio solo, na qual são referidos elementos harmónicos, noções de frase musical e de textura orquestral. Adicionalmente, foram desenvolvidos exercícios baseados nos princípios da aprendizagem simultânea e, por fim, apresentadas três sugestões de cada solo interpretadas por diferentes orquestras e solistas, disponibilizados através de link na internet. Por fim, os resultados recolhidos em regime de investigação-ação demonstraram a importância específica do estudo dos solos de orquestra através da aplicação de ferramentas pedagógicas de sucesso para o desenvolvimento de competências de execução técnica e interpretativa dos clarinetistas.Abstract I - The Specialized Teaching Internship, part of the Master´s Degree in Music Education at Escola Superior de Música de Lisboa, took place during the 2022/2023 academic year, in Lisbon, at Escola Profissional da Metropolitana and involved three students from the Wind and Percussion Instrumentalist Course in the Clarinet branch. The purpose of this internship was to learn and develop strategies to improve the practice of teaching clarinet lessons, comprising 81 observed lessons and nine taught, in which the theme of the research project was applied: the teaching of basic pedagogical notions through the pedagogical approach to clarinet orchestral solos. The school and the students involved in the internship were characterized, followed by a detailed description of both the observed and taught lessons. In these, the method of teaching orchestra solos was applied, constituting a new pedagogical tool adapted to the learning characteristics of each student. This pedagogical practice was personalized and applied to other pieces of the clarinet repertoire. Finally, a reflection on the students' performance and a critical analysis of the teaching activity were included, emphasizing that the teaching principles applied during the school year proved to be fruitful both for the students, who managed, with enthusiasm, to develop and improve clarinet practice, as well as my experience as a teacher, since they contributed to my personal enrichment as a clarinet teacherAbstract II - Although some teachers sporadically include the approach to orchestral solos in specialized clarinet teaching, it appears that a large proportion of students only have contact with this specific type of repertoire during their higher education training. One factor that contributes to this situation is the scarcity of teaching manuals in this field. In fact, most of the available material comprises collections of orchestral solos for clarinet without any analytical reference to the historical-social context of the work or suggestions for technical and interpretative execution. Therefore, with the aim of providing new pedagogical content, a method for teaching orchestra solos was developed and takes into account the auditory, visual and kinesthetic components and is applicable to all students regardless of their predominant learning style. Five structural parameters were stipulated that comprise the approach to fundamental aspects of the composer's life and work, the analysis directed to the solo itself, in which harmonic elements, notions of musical phrase and orchestral texture are mentioned. Additionally, exercises were created based on the principles of simultaneous learning and, finally, three suggestions for each solo performed by different orchestras and soloists were presented via an internet link. Finally, the results collected under an action research regime demonstrated the specific importance of studying orchestral solos through the application of successful pedagogical tools for the development of clarinetists' technical and interpretative performance skills.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaJerónimo, ManuelRCIPLCosta, Telmo José Silva2024-01-04T14:59:35Z2023-12-042023-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16766TID:203444230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:13.180702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
title Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
spellingShingle Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
Costa, Telmo José Silva
Solos de orquestra para clarinete
Execução e interpretação
Aprendizagem simultânea
Ensino do clarinete
Orchestral solos for clarinet
Execution and interpretation
Simultaneous learning
Clarinet teaching
title_short Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
title_full Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
title_fullStr Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
title_full_unstemmed Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
title_sort Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete
author Costa, Telmo José Silva
author_facet Costa, Telmo José Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jerónimo, Manuel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Telmo José Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Solos de orquestra para clarinete
Execução e interpretação
Aprendizagem simultânea
Ensino do clarinete
Orchestral solos for clarinet
Execution and interpretation
Simultaneous learning
Clarinet teaching
topic Solos de orquestra para clarinete
Execução e interpretação
Aprendizagem simultânea
Ensino do clarinete
Orchestral solos for clarinet
Execution and interpretation
Simultaneous learning
Clarinet teaching
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04
2023-12-04T00:00:00Z
2024-01-04T14:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16766
TID:203444230
url http://hdl.handle.net/10400.21/16766
identifier_str_mv TID:203444230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793861292032