O professor de Língua Portuguesa como revisor de textos – os casos da cliticização e da regência verbal: que atitude normativa em Angola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Paulino Soma
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12171
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Consultoria e Revisão Linguística
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spelling O professor de Língua Portuguesa como revisor de textos – os casos da cliticização e da regência verbal: que atitude normativa em Angola?Norma linguísticaVariação linguísticaCliticizaçãoRevisão linguísticaRegência verbalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Consultoria e Revisão LinguísticaEsta dissertação parte da convicção de que um revisor se serve necessariamente de uma norma, considerando que a língua, pelo seu carácter dinâmico, nunca é exactamente a mesma em contextos ou realidades diferentes. Discute a crise normativa do português na realidade angolana, uma vez que o País, apesar das suas particularidades geográficas e sociolinguísticas, sobretudo por razões históricas, tem como ideal linguístico a norma-padrão europeia. Isto implica que é a norma-padrão europeia que, na mesma realidade, deve servir de instrumento ao revisor. Por isso, a questão com a qual o presente trabalho se debate é precisamente a confirmação ou infirmação da dificuldade que o revisor angolano pode ter em «apurar» os textos conforme o padrão europeu através de um estudo de caso sobre cliticização e regência verbal. De facto, no que respeita à cliticização e à complementação verbal, em maior escala para alguns casos e em menor para outros, é possível, neste trabalho, verificar ocorrências desviantes à norma-padrão europeia que os revisores não reconhecem como tal, pois, consagradas pelo uso, fazem parte dos seus actos comunicativos não só em situações informais, mas também em situações formais. Reconhece-se, no entanto, que alguns dos casos considerados desviantes são igualmente comuns no português europeu. Porém, por razões óbvias, esta evidência não invalida a possibilidade de haver mais dificuldades em Angola do que em Portugal no que respeita ao emprego da norma-padrão europeia. Por isso, defende-se não apenas uma política linguística conducente à normalização do português em Angola, mas também um investimento mais sério no processo de ensino-aprendizagem desta língua nessa realidade.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNAdriano, Paulino Soma2014-012014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12171TID:201035952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:16:13Zoai:run.unl.pt:10362/12171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:16:13Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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