Um olhar sobre os alunos em risco de abandono escolar precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinhas, Susana Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/370
http://hdl.handle.net/20.500.11816/370
Resumo: Este estudo avalia o envolvimento escolar, as crenças pró criminais e os problemas de comportamento de 58 jovens de ambos os sexos sinalizados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo (CPCJV) com elevada probabilidade de abandono precoce do percurso escolar obrigatório. Os instrumentos utilizados foram o Guião para Consulta do Processo Individual; o Youth Self- Report (YSR) e o How I think Questionnaire (HIT) acerca das crenças pró criminais. Os resultados indicaram um menor envolvimento escolar, bem como níveis importantes de crenças pró criminais e uma maior tendência para adotar comportamentos problemáticos de tipo externalizador. Estas conclusões reforçam a necessidade consensual de adoção de estratégias focadas no aluno em risco de abandono escolar que transpassem o seu papel enquanto aluno, promovendo também a sua adaptação à escola e à sociedade
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