Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22668 |
Resumo: | O setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes. |
id |
RCAP_36cd9835b527c2f64e073582b43403ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologiaO setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes.Revista Turismo & Desenvolvimento2018-03-01T10:41:38Z2018-03-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22668http://hdl.handle.net/10174/22668porOliveira, I.; Eusébio, C.; Amorim Varum, C. & Lima, J. (2017). Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.1, V27/28, p.1841 - 1852.http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/7311ndndndndOliveira, IsabelEusébio, CelesteAmorim Varum, CelesteLima, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:40.510325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
title |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
spellingShingle |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia Oliveira, Isabel |
title_short |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
title_full |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
title_fullStr |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
title_full_unstemmed |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
title_sort |
Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia |
author |
Oliveira, Isabel |
author_facet |
Oliveira, Isabel Eusébio, Celeste Amorim Varum, Celeste Lima, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Eusébio, Celeste Amorim Varum, Celeste Lima, Joana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isabel Eusébio, Celeste Amorim Varum, Celeste Lima, Joana |
description |
O setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-01T10:41:38Z 2018-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22668 http://hdl.handle.net/10174/22668 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, I.; Eusébio, C.; Amorim Varum, C. & Lima, J. (2017). Educar para o Turismo – contributos do uso da tecnologia. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.1, V27/28, p.1841 - 1852. http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/7311 nd nd nd nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Turismo & Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Turismo & Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550384341712896 |