Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Eusébio, Celeste, Varum, Celeste Amorim, Lima, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38809
Resumo: O setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes.
id RCAP_668eebb33a897532e0f69f9313afdefd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologiaTurismoEducaçãoEstratégias de ensinoTecnologiaO setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes.The tourism sector is very diverse and covers several areas that require that the training of students is adapted to each one of them. At the end of a degree it is necessary that students have skills that enable them to easily adapt to any of the areas of the sector. For this purpose, different teaching and learning approaches can be adopted, in order to maximize the educational potential of the students. The present work aims to give some account of strategies adopted in higher education in Tourism courses. Thus, the aim of this work is, through a literature review, to understand how international institutions have used digital tools, contributing to the approach to the requirements of the labour market and to the development of digital competence. The analysis conducted, concludes that teachers implement different strategies in the teaching of tourism worldwide, although these studies are scarce, considering the existing resources.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-19T10:30:41Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38809por10.34624/rtd.v1i27/28.10263Oliveira, IsabelEusébio, CelesteVarum, Celeste AmorimLima, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:48:17Zoai:ria.ua.pt:10773/38809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:48:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
title Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
spellingShingle Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
Oliveira, Isabel
Turismo
Educação
Estratégias de ensino
Tecnologia
title_short Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
title_full Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
title_fullStr Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
title_full_unstemmed Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
title_sort Educar para o turismo – contributos do uso da tecnologia
author Oliveira, Isabel
author_facet Oliveira, Isabel
Eusébio, Celeste
Varum, Celeste Amorim
Lima, Joana
author_role author
author2 Eusébio, Celeste
Varum, Celeste Amorim
Lima, Joana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isabel
Eusébio, Celeste
Varum, Celeste Amorim
Lima, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Educação
Estratégias de ensino
Tecnologia
topic Turismo
Educação
Estratégias de ensino
Tecnologia
description O setor turístico contempla diversas áreas de ação que exigem que a formação dos alunos que irão ingressar no mercado de trabalho seja adaptada a cada uma delas. No final de uma licenciatura é necessário que os alunos possuam competências que lhes permitam uma fácil adaptação a qualquer uma das áreas do setor. Para o efeito, diferentes abordagens de lecionação podem ser adotadas, de modo a maximizar o potencial formativo dos alunos. O presente trabalho pretende dar conta de algumas estratégias adotadas no Ensino Superior em cursos de Turismo. Deste modo, através de uma revisão da literatura, pretende-se compreender de que modo as instituições, a nível internacional, têm utilizado ferramentas digitais, contribuindo para a aproximação às exigências do mercado de trabalho e para o desenvolvimento da competência digital. Da análise efetuada, conclui-se que os docentes implementam diferentes estratégias no ensino do Turismo, apesar de os estudos serem ainda parcos tendo em consideração os recursos existentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01
2023-07-19T10:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38809
url http://hdl.handle.net/10773/38809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v1i27/28.10263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543869319872512