O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Ana Maria Galveia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5295
Resumo: O tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores.
id RCAP_36cdc84413320d99bdf4c6e1055abf7b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básicoE-portefólioMétodo de avaliaçãoNovas tecnologiasAvaliação do desempenhoProfessoresNew technologiese-portfolioTeachersPerformance evaluationO tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores.The issue of teacher performance evaluation remains a very present theme in daily life. The current evaluation model has revolutionized school and teachers’ way of thinking, and eventually brought their dissatisfaction. Against this dissatisfaction, we sought to investigate the feasibility of a new evaluation tool: e-portfolio. Thus, the focus of this case study focuses on studying the feasibility of using an alternative assessment tool, e-portfolio, while sharing instrument among teachers and possible performance evaluation tool. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. We also concluded that the e-portfolio could be a possible evaluation tool to adopt, as long as used strict and accurately, once it can be clearly visible a part of the work that teachers do. The data indicate also the need for reflection, by the leaders, for the permanent lack of time and excess of bureaucracy mentioned by teachers.Moreira, J. AntónioRepositório AbertoTaveira, Ana Maria Galveia2016-05-18T12:19:53Z2016-04-072016-05-182016-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5295TID:201213281porTaveira, Ana Maria Galveia - O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 145 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:03.980852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
title O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
spellingShingle O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
Taveira, Ana Maria Galveia
E-portefólio
Método de avaliação
Novas tecnologias
Avaliação do desempenho
Professores
New technologies
e-portfolio
Teachers
Performance evaluation
title_short O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
title_full O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
title_fullStr O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
title_full_unstemmed O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
title_sort O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
author Taveira, Ana Maria Galveia
author_facet Taveira, Ana Maria Galveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, J. António
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Ana Maria Galveia
dc.subject.por.fl_str_mv E-portefólio
Método de avaliação
Novas tecnologias
Avaliação do desempenho
Professores
New technologies
e-portfolio
Teachers
Performance evaluation
topic E-portefólio
Método de avaliação
Novas tecnologias
Avaliação do desempenho
Professores
New technologies
e-portfolio
Teachers
Performance evaluation
description O tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18T12:19:53Z
2016-04-07
2016-05-18
2016-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5295
TID:201213281
url http://hdl.handle.net/10400.2/5295
identifier_str_mv TID:201213281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Taveira, Ana Maria Galveia - O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 145 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135033899876352