O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5295 |
Resumo: | O tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores. |
id |
RCAP_36cdc84413320d99bdf4c6e1055abf7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5295 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básicoE-portefólioMétodo de avaliaçãoNovas tecnologiasAvaliação do desempenhoProfessoresNew technologiese-portfolioTeachersPerformance evaluationO tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores.The issue of teacher performance evaluation remains a very present theme in daily life. The current evaluation model has revolutionized school and teachers’ way of thinking, and eventually brought their dissatisfaction. Against this dissatisfaction, we sought to investigate the feasibility of a new evaluation tool: e-portfolio. Thus, the focus of this case study focuses on studying the feasibility of using an alternative assessment tool, e-portfolio, while sharing instrument among teachers and possible performance evaluation tool. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. For this purpose we used a data collection methodology, attending a qualitative research model. Thus, semi-structured interviews were conducted with a set of basic education school teachers and, subsequently, carried out its examination of content. We also concluded that the e-portfolio could be a possible evaluation tool to adopt, as long as used strict and accurately, once it can be clearly visible a part of the work that teachers do. The data indicate also the need for reflection, by the leaders, for the permanent lack of time and excess of bureaucracy mentioned by teachers.Moreira, J. AntónioRepositório AbertoTaveira, Ana Maria Galveia2016-05-18T12:19:53Z2016-04-072016-05-182016-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5295TID:201213281porTaveira, Ana Maria Galveia - O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 145 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:03.980852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
title |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
spellingShingle |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico Taveira, Ana Maria Galveia E-portefólio Método de avaliação Novas tecnologias Avaliação do desempenho Professores New technologies e-portfolio Teachers Performance evaluation |
title_short |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
title_full |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
title_fullStr |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
title_sort |
O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico |
author |
Taveira, Ana Maria Galveia |
author_facet |
Taveira, Ana Maria Galveia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, J. António Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Ana Maria Galveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-portefólio Método de avaliação Novas tecnologias Avaliação do desempenho Professores New technologies e-portfolio Teachers Performance evaluation |
topic |
E-portefólio Método de avaliação Novas tecnologias Avaliação do desempenho Professores New technologies e-portfolio Teachers Performance evaluation |
description |
O tema da avaliação de desempenho dos professores continua a ser um tema muito presente no dia-a-dia de uma escola. O atual modelo de avaliação veio revolucionar o meio e acabou por trazer com ele o descontentamento dos professores. Face a este descontentamento, procurámos, investigar a exequibilidade de um novo instrumento de avaliação: o e-portefólio. Assim, o foco deste estudo de caso centra-se em estudar a praticabilidade da utilização de um instrumento de avaliação alternativo, o e-portfólio, enquanto instrumento de partilha entre os docentes e possível instrumento de avaliação de desempenho. Para o efeito desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, tendo realizado entrevistas semiestruturadas a um conjunto de professores do ensino básico, e posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos resultados concluímos que os docentes consideram que a partilha de materiais, através de e-portefólios, veio facilitar a vida dos professores e que estes assumem-se como um auxílio precioso e vantajoso no dia-a-dia dos docentes. Concluímos, também, que o e-portefólio poderá ser um possível instrumento de avaliação a adotar, desde que rigorosa e criteriosamente utilizado, uma vez que poderá estar bem visível parte do trabalho que os professores realizam. Os dados alertam, ainda, para a necessidade de uma reflexão, por parte da tutela, para a constante falta de tempo e excesso de burocracias mencionadas pelos professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-18T12:19:53Z 2016-04-07 2016-05-18 2016-04-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5295 TID:201213281 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5295 |
identifier_str_mv |
TID:201213281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Taveira, Ana Maria Galveia - O e-portefólio como instrumento de avaliação de desempenho e veículo de partilha entre os professores do ensino básico [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 145 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135033899876352 |