O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8557 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos apresentar as diversas visões surgidas na imprensa do Estado Novo, no período compreendido entre 1947 e 1968, sobre o ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino liceal. Os percursos hermenêuticos foram efectuados por diversos jornais da época e por revistas pedagógicas, algumas delas já desaparecidas, tais como a Labor e Palestra. A Gazeta de Matemática, encontra-se em circulação na actualidade. Ao longo da pesquisa, fomos descobrindo que os argumentos actualmente utilizados no que se refere a críticas ao ensino da Matemática, e ao facto de os alunos não obterem boas notas nos exames, nem “saberem Matemática”, não são muito diferentes dos que eram usados há quarenta e cinquenta anos. |
id |
RCAP_36d12b907c618f395e89b96750e22125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968)EDUCAÇÃOEDUCATIONENSINO DA MATEMÁTICAESTADO NOVOPORTUGALMATHEMATICS TEACHINGESTADO NOVOPORTUGALNeste artigo pretendemos apresentar as diversas visões surgidas na imprensa do Estado Novo, no período compreendido entre 1947 e 1968, sobre o ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino liceal. Os percursos hermenêuticos foram efectuados por diversos jornais da época e por revistas pedagógicas, algumas delas já desaparecidas, tais como a Labor e Palestra. A Gazeta de Matemática, encontra-se em circulação na actualidade. Ao longo da pesquisa, fomos descobrindo que os argumentos actualmente utilizados no que se refere a críticas ao ensino da Matemática, e ao facto de os alunos não obterem boas notas nos exames, nem “saberem Matemática”, não são muito diferentes dos que eram usados há quarenta e cinquenta anos.In this article we present different opinions taken from the press of Estado Novo, in the period between 1947 and 1968 on teaching Mathematics in the 2nd cycle of secondary education. The hermeneutical journeys were made by several newspapers of the time and pedagogical journals, some of them have nowadays disappeared, such as Labor and Palestra . The Gazeta de Matemática is still published. Throughout this study, we have found that the arguments currently used in which concerns criticism on teaching of Mathematics, and the fact that students do not get good grades in exams, or "cannot learn Mathematics" are not very different from those that were used forty and fifty years ago.Edições Universitárias Lusófonas2018-02-26T20:23:45Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8557por2183-2102Ferreira, Maria Clara Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:45.024528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
title |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
spellingShingle |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) Ferreira, Maria Clara Correia EDUCAÇÃO EDUCATION ENSINO DA MATEMÁTICA ESTADO NOVO PORTUGAL MATHEMATICS TEACHING ESTADO NOVO PORTUGAL |
title_short |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
title_full |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
title_fullStr |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
title_full_unstemmed |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
title_sort |
O ensino da Matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursões pela imprensa da época (1947-1968) |
author |
Ferreira, Maria Clara Correia |
author_facet |
Ferreira, Maria Clara Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Clara Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCATION ENSINO DA MATEMÁTICA ESTADO NOVO PORTUGAL MATHEMATICS TEACHING ESTADO NOVO PORTUGAL |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCATION ENSINO DA MATEMÁTICA ESTADO NOVO PORTUGAL MATHEMATICS TEACHING ESTADO NOVO PORTUGAL |
description |
Neste artigo pretendemos apresentar as diversas visões surgidas na imprensa do Estado Novo, no período compreendido entre 1947 e 1968, sobre o ensino da Matemática no 2º ciclo do ensino liceal. Os percursos hermenêuticos foram efectuados por diversos jornais da época e por revistas pedagógicas, algumas delas já desaparecidas, tais como a Labor e Palestra. A Gazeta de Matemática, encontra-se em circulação na actualidade. Ao longo da pesquisa, fomos descobrindo que os argumentos actualmente utilizados no que se refere a críticas ao ensino da Matemática, e ao facto de os alunos não obterem boas notas nos exames, nem “saberem Matemática”, não são muito diferentes dos que eram usados há quarenta e cinquenta anos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2018-02-26T20:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8557 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131264875233280 |