O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8595 |
Resumo: | Os primeiros anos do novo regime, beneficiando de um clima de uma certa indefinição política, ao contrário do que seria de esperar, significaram para os professores do ensino liceal a tão ansiada possibilidade de realização de um congresso (almejado desde 1913) e também a sua união em torno de uma associação. Assim, em 1926, apareceu a Federação das Associações dos Professores dos Liceus Portugueses. Depois de aprovados os respectivos estatutos, votou o I Congresso do Ensino Secundário Oficial que se realizou em Aveiro no ano seguinte, seguido de mais quatro até 1931. O I Congresso, bem como os seguintes, não se dedicou exclusivamente a problemas pedagógicos e científicos, mas serviu também para a reivindicação de direitos dos professores. No caso específico do Congresso de 1927, foram discutidos vários assuntos relacionados com a organização curricular e o papel dos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise desse documento único que constitui as actas do I Congresso. Através do cruzamento com o estudo de outras fontes, como revistas pedagógicas e jornais da época, esse estudo permitiu aferir nesse período de transição social e política o status quo do ensino liceal e da profissão docente. |
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O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário OficialEDUCAÇÃOENSINO SECUNDÁRIOSISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊSESTADO NOVOPORTUGALEDUCATIONSECONDARY EDUCATIONPORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEMESTADO NOVOPORTUGALOs primeiros anos do novo regime, beneficiando de um clima de uma certa indefinição política, ao contrário do que seria de esperar, significaram para os professores do ensino liceal a tão ansiada possibilidade de realização de um congresso (almejado desde 1913) e também a sua união em torno de uma associação. Assim, em 1926, apareceu a Federação das Associações dos Professores dos Liceus Portugueses. Depois de aprovados os respectivos estatutos, votou o I Congresso do Ensino Secundário Oficial que se realizou em Aveiro no ano seguinte, seguido de mais quatro até 1931. O I Congresso, bem como os seguintes, não se dedicou exclusivamente a problemas pedagógicos e científicos, mas serviu também para a reivindicação de direitos dos professores. No caso específico do Congresso de 1927, foram discutidos vários assuntos relacionados com a organização curricular e o papel dos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise desse documento único que constitui as actas do I Congresso. Através do cruzamento com o estudo de outras fontes, como revistas pedagógicas e jornais da época, esse estudo permitiu aferir nesse período de transição social e política o status quo do ensino liceal e da profissão docente.The first years of the new regime, benefiting from an undefined political status, opposite to what could be expected, it meant to the secondary teachers the so long waited possibility of doing of a congress (expected since 1913) and their union into an association. Therefore, in 1926, it appeared the Federation of the Associations of the High Schools Teachers. After the approval of her statutes, the 1st Pedagogical Congress of the Official Secondary Education was done in Aveiro, in the following year. It was followed by four more congresses, until 1931. The 1st Congress, as same as the next ones, wasn’t only dedicated to pedagogical and scientific problems, but also to the request of the teachers rights. In the case of the 1927s Congress, there were discussed matters related to the curricular organization and the high schools paper. This work presents the results of the analysis of a unique document, the acts of the 1st Congress. Confronting that document with others sources, such as pedagogical reviews and epoch journals, this study has showed, in that period of political and social transition, the status quo of the secondary education and the teaching job.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-05T22:07:47Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8595por2183-2102Mimoso, AnabelaCavadas, Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:36.380692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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