Avaliação de ciclo de vida aplicada à mobilidade elétrica, partilhada e autónoma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32217 |
Resumo: | O setor de transportes desempenha um papel vital na economia e na sociedade. A preocupação pela qualidade de vida que depende de um sistema de transporte eficiente e acessível leva aos paradigmas da mobilidade elétrica, partilhada e autónoma. Existe, portanto, uma necessidade crescente de entender estes novos paradigmas (e a sua combinação) na perspetiva de sistema, o que envolve uma análise aprofundada do impacto ambiental do produto usando a avaliação do ciclo de vida (ACV). O objetivo principal desta Dissertação de Mestrado consiste no desenvolvimento de uma ACV a um veículo elétrico, partilhado e autónomo. Os objetivos específicos são: desenvolver o inventário relativo à produção, uso e fim de vida de um veículo elétrico, autónomo e partilhado; analisar as necessidades de carregamento dos veículos elétricos, partilhados e autónomos, tendo em vista o caso de estudo da Região Centro (em particular, o eixo Coimbra-Aveiro). Foram utilizadas duas ferramentas de simulação distintas, HOMER e GREET, para avaliar diferentes processos de geração de eletricidade e a ACV, respetivamente. O processo de geração de eletricidade foi simulado no HOMER tendo em atenção os seguintes cenários: i) cenário base – ligação a rede pública de eletricidade; ii) cenário fotovoltaico com ligação a rede, e; iii) cenário eólico com ligação a rede. Para cada cenário foram feitas simulações para os perfis de carregamento normal e rápido. Os resultados do HOMER mostraram uma maior diminuição de emissão de poluentes (CO2, SOx, CO, PM2.5, PM10, VOC, CH4, NOx e N2O) para o perfil de carregamento normal do cenário eólico, que apresentou uma produção de energia anual de 403 375 kWh/ano correspondente a 93,5% do total da energia. Os resultados do GREET demonstram que a fase de produção é a que mais emissão regista em relação as demais fases. A bateria tem uma grande influência na quantidade total de emissão de veículo, as percentagens de emissão de carbono da bateria variam de 12-30% do total de emissão. A percentagem de participação de fontes renováveis é um fator muito influenciador na emissão de poluentes, isto é, quanto maior for a participação de fontes renováveis menores serão as emissões de carbono associadas ao cenário. |
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Os objetivos específicos são: desenvolver o inventário relativo à produção, uso e fim de vida de um veículo elétrico, autónomo e partilhado; analisar as necessidades de carregamento dos veículos elétricos, partilhados e autónomos, tendo em vista o caso de estudo da Região Centro (em particular, o eixo Coimbra-Aveiro). Foram utilizadas duas ferramentas de simulação distintas, HOMER e GREET, para avaliar diferentes processos de geração de eletricidade e a ACV, respetivamente. O processo de geração de eletricidade foi simulado no HOMER tendo em atenção os seguintes cenários: i) cenário base – ligação a rede pública de eletricidade; ii) cenário fotovoltaico com ligação a rede, e; iii) cenário eólico com ligação a rede. Para cada cenário foram feitas simulações para os perfis de carregamento normal e rápido. Os resultados do HOMER mostraram uma maior diminuição de emissão de poluentes (CO2, SOx, CO, PM2.5, PM10, VOC, CH4, NOx e N2O) para o perfil de carregamento normal do cenário eólico, que apresentou uma produção de energia anual de 403 375 kWh/ano correspondente a 93,5% do total da energia. Os resultados do GREET demonstram que a fase de produção é a que mais emissão regista em relação as demais fases. A bateria tem uma grande influência na quantidade total de emissão de veículo, as percentagens de emissão de carbono da bateria variam de 12-30% do total de emissão. A percentagem de participação de fontes renováveis é um fator muito influenciador na emissão de poluentes, isto é, quanto maior for a participação de fontes renováveis menores serão as emissões de carbono associadas ao cenário.The transport sector plays a vital role in the economy and society. The concern for the quality of life that depends on an efficient and accessible transport system leads to the paradigms of electric, shared and automatic mobility. There is, therefore, an increasing need to understand these new paradigms (and their combination) from the perspective of the system, or that involves an in-depth analysis of the environmental impact of the product using life cycle assessment (LCA). The main objective of this master's dissertation is to develop a LCA of an electric, shared and autonomous vehicle. The specific objectives are: to develop the inventory related to the production, use and end of life of this vehicle; analyze the charging needs of electric, shared and autonomous vehicles, considering the case study of the Centro Region (in particular, the Coimbra-Aveiro axis). Two different simulation tools, HOMER and GREET, were used to evaluate different electricity generation processes and an LCA, respectively. The electricity generation process was simulated at HOMER, taking into account the following scenarios: i) basic scenario - connection to the public electricity grid; ii) photovoltaic scenario with connection to the grid, and; iii) wind scenario with connection to the grid. For each scenario, simulations were performed for normal and fast loading profiles. The HOMER results showed a greater reduction in the emission of pollutants (CO2, SOx, CO, PM2.5, PM10, VOC, CH4, NOx and N2O) for the normal use profile of the wind scenario, which presented an annual energy production 537 833 kWh / year corresponds to 93,5% of the balance sheet. The GREET results show that the production phase is the most registered in the relationship as other phases. A battery has a great influence on the total amount of vehicle emission, as percentages of carbon emission from the battery of 12-30% of the total emission. The percentage of participation from renewable sources is a very influential factor in the emission of pollutants, that is, the greater the participation of renewable sources is, the lower the carbon emissions associated with the scenario.2021-09-27T08:22:19Z2020-07-07T00:00:00Z2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32217porCasmo, Casmo Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:14Zoai:ria.ua.pt:10773/32217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:59.454051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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