Implementação de lean em departamento comercial : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29474
Resumo: Nos dias de hoje, são diversas as organizações que têm de lidar com as exigências, cada vez superiores, dos seus clientes e colaboradores. Ora, para responder a estas exigências é necessário um grande planeamento dos processos e informações, de forma a conseguir ser-se mais eficiente. A presente investigação tem como objetivo explorar um sistema de gestão inovador numa PME e responder à questão “Como é que o lean pode tornar mais eficaz o departamento comercial de uma empresa de consultoria?” O pensamento lean nasceu no setor industrial e rapidamente alcançou resultados muito positivos, tendo como objetivo reduzir desperdícios e sendo atualmente implementado a qualquer setor. De forma a atingir o objetivo proposto, recorreu-se à realização de uma revisão da literatura sobre a filosofia lean thinking nos serviços e à utilização de entrevistas, análise documental e observação direta. Posteriormente, foram apresentadas diversas recomendações lean, para reduzir os desperdícios existentes na organização. Foram sugeridas diversas ferramentas como o 5S, uniformização, poka yoke, círculos de qualidade e mapeamento dos processos. A implementação das práticas lean é, por vezes, demorada, pelo que não foi possível observar todos os resultados da sua aplicação. Os resultados obtidos demonstraram uma melhoria na eficiência do processo estudado. Como limitações da investigação identificou-se a ausência dos colaboradores do departamento comercial e a sua dimensão. Para investigação futura, propõe-se a realização de uma análise idêntica, à apresentada, aos restantes departamentos da organização, de forma a criar uma harmonia e normas uniformizadas.
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