Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Susana Isabel Vicente
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6
Resumo: Our general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety.
id RCAP_36e170120457b93d932cab29f6dc5a23
oai_identifier_str oai:impactum-journals.uc.pt:article/1052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do DesportoAnsiedadeavaliação/examesmotivação académicaAnxiétéévaluation/examensmotivation académiqueAnxietyevaluation/examsacademic motivationOur general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety.Notre objectif général est de vérifier comment nos étudiants – licence en Sciences du sport et licence en Psychologie – se comportent face aux évaluations, étant donné que celles-ci font partie de la vie académique. Quant aux objectifs spécifiques on cherche à vérifier s’il y en a des différences parmi les plusieurs variables analysées en fonction du cours, de l’année de fréquentation. Pour cela, l’Echelle de Motivation Académique (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) a été appliquée, étant constituée de 28 items qui se subdivisent en 7 échelles. On a aussi employé un ensemble de questions relatives au cours, aux méthodes d’étude et aux niveaux d’anxiété que les étudiants sentent devant plusieurs types d’ evaluation. On a aussi utilisé l’Echelle d’Anxiété de Zung (Ponciano, Serra & Relvas, 1982), étant constituée de 20 itens qui se subdivisent en 4 composantes d’anxiété.O nosso objectivo geral é verificar como é que os nossos alunos - da licenciatura em Ciências do Desporto e da licenciatura em Psicologia – se comportam face às avaliações, uma vez que estas fazem parte da vida académica. Como objectivos específicos pretendemos verificar a existência de diferenças nas diferentes variáveis analisadas em função do curso, do ano de frequência Para tal, foi aplicada a Escala de Motivação Académica (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989), sendo constituída por 28 itens que se subdividem em 7 escalas. Aplicámos também um conjunto de perguntas relativas ao curso, métodos de estudo e níveis de ansiedades que os alunos sentem perante diversos tipos de avaliação. Foi também administrada a Escala de Ansiedade de Zung (Ponciano, Serra & Relvas (1982), sendo constituída por 20 itens que se subdividem em 4 componentes da ansiedade.Imprensa da Universidade de Coimbra2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6Psychologica; No. 52-II (2010); p. 117-162Psychologica; N.º 52-II (2010); p. 117-1621647-86060871-465710.14195/1647-8606_52-2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6/500Ramos, Susana Isabel Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-31T13:59:09Zoai:impactum-journals.uc.pt:article/1052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:51.257333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
title Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
spellingShingle Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
Ramos, Susana Isabel Vicente
Ansiedade
avaliação/exames
motivação académica
Anxiété
évaluation/examens
motivation académique
Anxiety
evaluation/exams
academic motivation
title_short Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
title_full Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
title_fullStr Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
title_full_unstemmed Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
title_sort Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
author Ramos, Susana Isabel Vicente
author_facet Ramos, Susana Isabel Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Susana Isabel Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
avaliação/exames
motivação académica
Anxiété
évaluation/examens
motivation académique
Anxiety
evaluation/exams
academic motivation
topic Ansiedade
avaliação/exames
motivação académica
Anxiété
évaluation/examens
motivation académique
Anxiety
evaluation/exams
academic motivation
description Our general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6
url https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6
https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6/500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv Psychologica; No. 52-II (2010); p. 117-162
Psychologica; N.º 52-II (2010); p. 117-162
1647-8606
0871-4657
10.14195/1647-8606_52-2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131643061993472