Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6 |
Resumo: | Our general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety. |
id |
RCAP_36e170120457b93d932cab29f6dc5a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:impactum-journals.uc.pt:article/1052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do DesportoAnsiedadeavaliação/examesmotivação académicaAnxiétéévaluation/examensmotivation académiqueAnxietyevaluation/examsacademic motivationOur general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety.Notre objectif général est de vérifier comment nos étudiants – licence en Sciences du sport et licence en Psychologie – se comportent face aux évaluations, étant donné que celles-ci font partie de la vie académique. Quant aux objectifs spécifiques on cherche à vérifier s’il y en a des différences parmi les plusieurs variables analysées en fonction du cours, de l’année de fréquentation. Pour cela, l’Echelle de Motivation Académique (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) a été appliquée, étant constituée de 28 items qui se subdivisent en 7 échelles. On a aussi employé un ensemble de questions relatives au cours, aux méthodes d’étude et aux niveaux d’anxiété que les étudiants sentent devant plusieurs types d’ evaluation. On a aussi utilisé l’Echelle d’Anxiété de Zung (Ponciano, Serra & Relvas, 1982), étant constituée de 20 itens qui se subdivisent en 4 composantes d’anxiété.O nosso objectivo geral é verificar como é que os nossos alunos - da licenciatura em Ciências do Desporto e da licenciatura em Psicologia – se comportam face às avaliações, uma vez que estas fazem parte da vida académica. Como objectivos específicos pretendemos verificar a existência de diferenças nas diferentes variáveis analisadas em função do curso, do ano de frequência Para tal, foi aplicada a Escala de Motivação Académica (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989), sendo constituída por 28 itens que se subdividem em 7 escalas. Aplicámos também um conjunto de perguntas relativas ao curso, métodos de estudo e níveis de ansiedades que os alunos sentem perante diversos tipos de avaliação. Foi também administrada a Escala de Ansiedade de Zung (Ponciano, Serra & Relvas (1982), sendo constituída por 20 itens que se subdividem em 4 componentes da ansiedade.Imprensa da Universidade de Coimbra2010-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6Psychologica; No. 52-II (2010); p. 117-162Psychologica; N.º 52-II (2010); p. 117-1621647-86060871-465710.14195/1647-8606_52-2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6/500Ramos, Susana Isabel Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-31T13:59:09Zoai:impactum-journals.uc.pt:article/1052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:51.257333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
title |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
spellingShingle |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto Ramos, Susana Isabel Vicente Ansiedade avaliação/exames motivação académica Anxiété évaluation/examens motivation académique Anxiety evaluation/exams academic motivation |
title_short |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
title_full |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
title_fullStr |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
title_full_unstemmed |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
title_sort |
Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto |
author |
Ramos, Susana Isabel Vicente |
author_facet |
Ramos, Susana Isabel Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Susana Isabel Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade avaliação/exames motivação académica Anxiété évaluation/examens motivation académique Anxiety evaluation/exams academic motivation |
topic |
Ansiedade avaliação/exames motivação académica Anxiété évaluation/examens motivation académique Anxiety evaluation/exams academic motivation |
description |
Our general objective was to analyse how students from two different degrees, Psychology and the Sciences of Sport, behave when confronted with academic evaluation given that they are a part of academic life. Our specific objective was to analyse any differences found with reference to the different variables studied in relation to the course and the year of the exam. For this purpose, the Scale of Academic Motivation (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989) was applied and is constituted by 28 items subdivided into 7 scales. A questionnaire related to the degree, study methods and anxiety levels was used to obtain information about how students feel when confronted with various types of evaluation. Zung’s Anxiety Scale (Ponciano, Serra & Relvas (1982), was also administered, and is comprised of 20 items, subdivided into 4 components of anxiety. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6 https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6 |
url |
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6 https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_52-2_6/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psychologica; No. 52-II (2010); p. 117-162 Psychologica; N.º 52-II (2010); p. 117-162 1647-8606 0871-4657 10.14195/1647-8606_52-2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131643061993472 |