Projeto político-pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidades
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.1531 |
Resumo: | Como professoras e formadoras há mais de 20 anos em todos os níveis de ensino e atuando como orientadoras e coordenadoras pedagógicas na educação básica e ensino superior temos percebido a necessidade do estudo mais aprofundado daquilo que consideramos ser o documento norteador da prática pedagógica dos professores: Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esse documento, muitas vezes, acaba sendo mal interpretado, construído e implementado gerando graves problemas no contexto escolar e universitário. Assim, este artigo tem a intenção de propiciar subsídios teórico-práticos aos professores e equipe gestora para resgatar esse documento tornando verdadeiramente vivo na escola sendo incorporado ao planejamento escolar e aos planos de meta de cada instituição. Concluímos a partir desse estudo que há “momentos e tempos” fundamentais a serem vivenciados pela comunidade escolar para que esse documento seja criado, alimentado e re-alimentado. A construção e implementação do PPP precisam ser enfrentadas coletivamente, pois estes obstáculos fazem parte da dinâmica e da realidade da escola. A construção do PPP não deve ocorrer apenas pelas mãos da equipe gestora, mas sim, essa equipe tem o desafio de promover a construção, implementação e avaliação deste projeto junto a comunidade de forma permanente e democrática. |
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Projeto político-pedagógico e o papel da equipe gestora: dilemas e possibilidadesNúmero 21 - Ética e educaçãoComo professoras e formadoras há mais de 20 anos em todos os níveis de ensino e atuando como orientadoras e coordenadoras pedagógicas na educação básica e ensino superior temos percebido a necessidade do estudo mais aprofundado daquilo que consideramos ser o documento norteador da prática pedagógica dos professores: Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esse documento, muitas vezes, acaba sendo mal interpretado, construído e implementado gerando graves problemas no contexto escolar e universitário. Assim, este artigo tem a intenção de propiciar subsídios teórico-práticos aos professores e equipe gestora para resgatar esse documento tornando verdadeiramente vivo na escola sendo incorporado ao planejamento escolar e aos planos de meta de cada instituição. Concluímos a partir desse estudo que há “momentos e tempos” fundamentais a serem vivenciados pela comunidade escolar para que esse documento seja criado, alimentado e re-alimentado. A construção e implementação do PPP precisam ser enfrentadas coletivamente, pois estes obstáculos fazem parte da dinâmica e da realidade da escola. A construção do PPP não deve ocorrer apenas pelas mãos da equipe gestora, mas sim, essa equipe tem o desafio de promover a construção, implementação e avaliação deste projeto junto a comunidade de forma permanente e democrática.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2012-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.1531por1646-2335Azevedo, Maria Antonia Ramos deAndrade, Maria de Fátima Ramos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:02Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:41.903435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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