A importância da Intervenção Precoce na reorganização das famílias de crianças com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Patrícia Vala
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6619
Resumo: No sentido de perceber a forma das famílias se reorganizarem após o surgimento da NEE do seu filho, o presente estudo analisa várias dimensões da esfera familiar e social: a estrutura familiar, as mudanças ocorridas face à Necessidade Educativa Especial (NEE), a distribuição dos cuidados diários à criança, as necessidades e dificuldades sentidas pelos pais, as expectativas futuras e o apoio dado pela equipa de Intervenção Precoce. Este trabalho incide no estudo de 8 famílias com filhos com NEE, oriundas de diferentes freguesias do concelho de Peniche. Optou-se pela realização de uma investigação qualitativa, tendo por base entrevistas semiestruturadas a pais de crianças com NEE, utilizando a técnica da análise de conteúdo como meio privilegiado de obtenção da informação necessária à investigação. Realizou-se uma análise comparativa dos resultados obtidos com os de diversos autores referenciados, nomeadamente os do estudo de Passos (2014) acerca das necessidades sentidas pelos pais de crianças apoiadas pela equipa de Intervenção Precoce no concelho de Povoação, da ilha de S. Miguel – Açores. Aferiu-se com o presente estudo que as famílias sentem apoio da equipa de IP na reorganização familiar ajudando nas dúvidas e questões que vão surgindo. No entanto consideram insuficiente o tempo de apoio às crianças, uma vez que as terapias na sua maioria são de uma vez por semana, num tempo de quarenta e cinco minutos e que as crianças com NEE necessitam de um apoio mais frequente.
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