Prática clínica e regresso à escola : reflexões sobre trajectórias formativas no âmbito do Curso de Complemento de Formação em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28760 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006 |
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Prática clínica e regresso à escola : reflexões sobre trajectórias formativas no âmbito do Curso de Complemento de Formação em EnfermagemTeses de mestrado - 2006Formação de enfermeirosFormação de adultosFormação em serviçoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006A enfermagem, acompanhando a realidade social, tem vivenciado transformações nos modelos de formação, paradigmas de referência, contextos sócio-clínicos e identidades profissionais. Algumas destas transformações ocorreram com a criação da Licenciatura em Enfermagem e com a implementação do Curso de Complemento de Formação em Enfermagem (CCFE), para profissionais com bacharelato, possibilitando-lhes a obtenção da licenciatura. O espírito da lei e a filosofia deste curso apontavam para a necessidade de desenvolver um espaço de formação no qual se reconhecessem adquiridos experienciais, com ganhos para ambos (formando e contextos de trabalho). Partindo destas reflexões, surgiu-nos uma dúvida, que se traduziu na questão de partida: ''De que forma as experiências profissionais vividas pelos enfermeiros se traduzem nos trajectos de formação ao nível do CCFET?" O referencial teórico começa com a caracterização da produção sócio- -histórico-antropológica da profissão, na epistemologia e nos tipos de conhecimento, na natureza e contextos do exercício. Abordam-se os modelos de organização do trabalho, a aprendizagem no contexto da prática, os percursos e desafios da formação e caracteriza-se o CCFE. O estudo de natureza indutiva desenrolou-se num Hospital Central, sendo sujeitos os enfermeiros que frequentaram o primeiro CCFE. Recorremos a uma estratégia multimétodo baseada no recurso à entrevista semi-estruturada, análise documental e questionários (Adaptive Competency Profile e Environmental Press Questionnaire). As principais conclusões apontam para a existência de articulação entre experiências profissionais e formação realizada a nível do CCFE. Esta passa pela influência e complementaridade dos contextos de aprendizagem (escola e hospital) no desenvolvimento de competências, pela "osmose" de saberes e experiências entre ambos os contextos e pela defmição dos estilos de aprendizagem. Dada a "ancoragem" nas experiências de trabalho, os estudantes assumiram um papel activo no seu processo de aprendizagem e na qualidade do exercício profissional, o que se reflectiu também na definição de projectos para o futuro.Nursing, just like the society in which it operates, has been through many changes in what concerns educational models, paradigms, social and medical contexts and professional identities. One of those changes occurred with the creation of the graduation (licenciature) in Nursing. The Curso de Complemento de Formação em Enfermagem (CCFE) was also created for bachelors of Nursing, allowing them to obtain a graduation. The spirit and ideas underlying the course clearly pointed out the need to create a training area in which the experience previously acquired would be valued. This way, both trainee and working environment would profit. Bearing this in mind, the following question arises: How does the working experience gained by the nurses reflect itself in the different training paths in the CCFE ? The theoretic reference pattern begins with the characterization of the social, historical and anthropological production of this profession, in epistemology and the different kinds of knowledge, in the nature and in the context of the practice. In this study the role models for work organization, learning in a working environment and the different paths and challenges of this kind of training course are dealt with. This qualitative study took place in a Central Hospital. The participants were nurses who attended the first CCFE and the strategy adopted used different methods and was based on semi-structured interviews, questionnaires (Adaptive Competency Profile and Environmental Press Questionnaire) and document analysis. The study showed a link between work and learning experiences. This is related to the influence and complementation of both learning environments (school and hospital) in the development of skills; to the exchange of theoretical knowledge and practical work experiences between both learning environments; and to the definition of the learning styles. Since this study is based on working experiences, students have taken on a more active role in their own learning process and in their actual working practice, which in turn has made their professional choices for the future easier.Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPiscarreta Damásio, Carla2017-08-24T09:26:06Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:54.046085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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