Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/812 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
id |
RCAP_f1bceb3ebc8a5cbb9fdeea59828d0733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construçãoFormação de professoresFormação inicial de enfermeirosCompetência pedagógicaTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007A temática abordada emerge da experiência profissional vivenciada. A docência na área da Enfermagem carece de um perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes explícito e formalizado, de modo a homogeneizar as práticas destes profissionais. Ao conhecer-se a percepção que têm sobre as suas competências pedagógicas e o momento em que as adquiriram, torna-se possível clarificar conceitos e dar um passo em frente no sentido de os ajudar, no futuro, a afirmarem de forma mais vincada a sua identidade profissional e a balizarem o seu campo de actuação. A presente dissertação de mestrado pretende dar um contributo para a construção desse perfil de competências, auscultando os seus principais intervenientes, os enfermeiros docentes. Através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com enfermeiros docentes de uma escola superior de Enfermagem da área de Lisboa, identificámos competências no domínio da organização e do desenvolvimento do ensino, na área do ensino da prática de Enfermagem, no acompanhamento/supervisão de estudantes, da avaliação dos mesmos, no desenvolver um perfil de saída nos alunos, no âmbito do auto-desenvolvimento e das competências pessoais. Quanto aos momentos formativos em que os enfermeiros docentes adquiriram essas competências, evidenciou-se que foram importantes no percurso a experiência enquanto aluno de Enfermagem, a auto-formação, a prática enquanto enfermeiro, a frequência de estudos pós-graduados, o período de integração na escola e a prática enquanto docente.The approached thematic emerges of the professional know-how. Teaching in Nursing's area lacks of explicit and formalized pedagogical profile competences from the educational nurses, in order to homogenize these professional practices. Knowing their perception about their pedagogical competences and the moment that they acquired them, becomes possible to clarify concepts and take a step forward in the sense of helping them, in the future, to affirm their professional identity and to delimitate their field of action. The present master dissertation intends to give a contribution for the construction of that profile abilities, auscultating his main participants, the educational nurses. Through semi-structured interviews carried out with educational nurses of a Nursing college in Lisbon area, we identified competences in the domain of the organization and the development of the education, in the area of the practical Nursing education, in the accompaniment/ supervision of students, in students evaluation, in the development of a profile of the exiting students, in the context of auto-evaluation and personal competences. The formative moments that the educational nurses acquired those competences, is shown in their journey while Nursing student, the autoformation, the practical while nurse, the frequency of postgraduate studies, the period of integration in the school and the practical educational while teaching.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974-2010-07-21T10:52:24Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfApenas a versão em suporte papel contém errata (Errata relativa às páginas 11, 24, 41, 44, 45, 46, 63, 71, 79, 82, 92, 95 e 139).application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.540825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
title |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
spellingShingle |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974- Formação de professores Formação inicial de enfermeiros Competência pedagógica Teses de mestrado |
title_short |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
title_full |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
title_fullStr |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
title_full_unstemmed |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
title_sort |
Perfil de competências pedagógicas dos enfermeiros docentes na formação inicial em enfermagem : contributo para a sua construção |
author |
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974- |
author_facet |
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ângela, 1948- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação inicial de enfermeiros Competência pedagógica Teses de mestrado |
topic |
Formação de professores Formação inicial de enfermeiros Competência pedagógica Teses de mestrado |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2010-07-21T10:52:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/812 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf Apenas a versão em suporte papel contém errata (Errata relativa às páginas 11, 24, 41, 44, 45, 46, 63, 71, 79, 82, 92, 95 e 139). application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134157384712192 |