Sistema de avaliação de desempenho: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46427 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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Sistema de avaliação de desempenho: estudo de casoCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos HumanosUma das grandes preocupações das organizações, hoje em dia passa por perceber como se podem manter saudáveis num terreno cada vez mais acidentado, tentando perceber qual a sua vantagem competitiva e onde podem encontrar a sua diferenciação numa altura que tudo é padronizado e rapidamente colonizável. É assim que se percebe que a diferença só pode residir em recursos não copiáveis, os recursos humanos. Com essa perceção as empresas procuram o melhor que esses recursos têm para oferecer, tentando tirar assim o máximo partido deles. É neste sentido que tem sido utilizado o sistema de avaliação de desempenho. Este projeto explora essa necessidade de conhecer e aproveitar de forma mais aprofundada o que os colaboradores podem oferecer de melhor à organização na qual estão inseridos. O objetivo passa por analisar o sistema de avaliação de desempenho existente na organização e encontrar caminhos de melhoria. Para isso, foi escolhido uma metodologia qualitativa baseada na recolha de informação através de entrevistas semiestruturadas nas quais se pretendeu obter informação aprofundada quer de avaliados, quer de avaliadores. O resultado final é a reformulação do modelo de avaliação de desempenho que permita obter informação justa e no qual possa assentar decisões de gestão. O modelo em questão, foi formulado de forma a focar os comportamentos que influenciam os resultados dos avaliados e dotado de mais transparência, clareza, simplicidade e fiabilidade.One of the major concerns of organizations today is how they can stay healthy an increasingly competitive market, trying to figure out their competitive advantage and where they can find their differentiation at a time when everything is standardized and quickly replicated. This is how it is perceived that the difference can only reside in non copiable resources, human resources. With this perception, companies are looking for the best these resources have to offer, trying to get the most out of them. It is in this sense that the performance evaluation system has been used. This project explores this interest on understanding deeper what employees can best offer to the organization in which they are inserted. The goal is to analyze the existing performance evaluation system in the organization and find ways to improve it. For this, a qualitative methodology based on the semi-structured interviews was chosen to collect in-depth information about the person being evaluated and about the evaluators. The end result is the reformulation of the performance evaluation model so that it allows to collect accurate and fair information on which management decisions can based on. The model under study was reformulated to focus on the behaviors that influence the results of the evaluated ones and aims to provide more transparent, clear, simple and reliable.Ribeiro, José João Correia LeiteUniversidade do MinhoCosta, Sara Manuela Rosas da2017-07-042017-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46427por201722100info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:46.251660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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