Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/15561 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_36fbf65790325d5654a38edfae01da33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/15561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionadosDissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO propósito deste estudo consistiu em examinar o impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados no ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes. A amostra é constituída por 153 sujeitos (87 do género masculino e 66 do género feminino), a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade de uma Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclo, de S. João da Madeira. Foram administradas cinco escalas cuja adaptação portuguesa foi utilizada pela primeira vez neste estudo: As Pessoas da Minha Vida - PMV (adaptação da Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (adaptação do Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP e Percepção da Atitude da Mãe – PAM (adaptação do Child PARQ: Mother e do Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (adaptação do TESC, Rohner, 2008). A análise dos resultados obtidos demonstrou que a aceitação parental e a rede de suporte extra-familiar percepcionadas estão associadas positivamente ao ajustamento psicológico e académico dos/as pré-adolescentes, apontando para a relevância da responsividade dos contextos relacionais.The goal of this research is to assess the impact of parental acceptance versus rejection and of social support’s perceptions on pre-adolescents’ personal and academic adjustment. The sample includes 153 subjects (87 males and 66 females) attending the 5th and 6th year in a secondary school (with 2nd and 3rd cycle) of S. João da Madeira. We used five scales adapted to Portuguese version for the first time: As Pessoas da Minha Vida - PMV (Portuguese adaptation of Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (Portuguese adaptation of Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP and Percepção da Atitude da Mãe – PAM (Portuguese adaptations of Child PARQ: Mother and Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (Portuguese adaptation of TESC, Rohner, 2008). The analysis of the results showed that parental acceptance and extra-familiar social support perceptions are positively associated with pre-adolescents’ psychological and academic adjustment, pointing out to the relevancy of contextual affordance2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15561http://hdl.handle.net/10316/15561porOliveira, Patrícia Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:01.631108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
title |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
spellingShingle |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados Oliveira, Patrícia Almeida |
title_short |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
title_full |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
title_fullStr |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
title_full_unstemmed |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
title_sort |
Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados |
author |
Oliveira, Patrícia Almeida |
author_facet |
Oliveira, Patrícia Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Almeida |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/15561 http://hdl.handle.net/10316/15561 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/15561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133770668834816 |