Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15561
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_36fbf65790325d5654a38edfae01da33
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/15561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionadosDissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO propósito deste estudo consistiu em examinar o impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados no ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes. A amostra é constituída por 153 sujeitos (87 do género masculino e 66 do género feminino), a frequentar o 5.º e 6.º ano de escolaridade de uma Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclo, de S. João da Madeira. Foram administradas cinco escalas cuja adaptação portuguesa foi utilizada pela primeira vez neste estudo: As Pessoas da Minha Vida - PMV (adaptação da Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (adaptação do Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP e Percepção da Atitude da Mãe – PAM (adaptação do Child PARQ: Mother e do Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (adaptação do TESC, Rohner, 2008). A análise dos resultados obtidos demonstrou que a aceitação parental e a rede de suporte extra-familiar percepcionadas estão associadas positivamente ao ajustamento psicológico e académico dos/as pré-adolescentes, apontando para a relevância da responsividade dos contextos relacionais.The goal of this research is to assess the impact of parental acceptance versus rejection and of social support’s perceptions on pre-adolescents’ personal and academic adjustment. The sample includes 153 subjects (87 males and 66 females) attending the 5th and 6th year in a secondary school (with 2nd and 3rd cycle) of S. João da Madeira. We used five scales adapted to Portuguese version for the first time: As Pessoas da Minha Vida - PMV (Portuguese adaptation of Social Support Scale for Children, Harter, 1985); Questionário de Avaliação da Personalidade – QAP (Portuguese adaptation of Child PAQ, Rohner, 2004); Percepção da Atitude do Pai – PAP and Percepção da Atitude da Mãe – PAM (Portuguese adaptations of Child PARQ: Mother and Child PARQ: Father – short forms, Rohner, 2004); Avaliação da Conduta do/a Aluno/a – ACA (Portuguese adaptation of TESC, Rohner, 2008). The analysis of the results showed that parental acceptance and extra-familiar social support perceptions are positively associated with pre-adolescents’ psychological and academic adjustment, pointing out to the relevancy of contextual affordance2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15561http://hdl.handle.net/10316/15561porOliveira, Patrícia Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:01.631108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
title Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
spellingShingle Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
Oliveira, Patrícia Almeida
title_short Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
title_full Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
title_fullStr Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
title_full_unstemmed Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
title_sort Ajustamento pessoal e académico dos/as pré-adolescentes :impacto da aceitação versus rejeição parental e do suporte social percepcionados
author Oliveira, Patrícia Almeida
author_facet Oliveira, Patrícia Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Almeida
description Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/15561
http://hdl.handle.net/10316/15561
url http://hdl.handle.net/10316/15561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133770668834816