Que perfil para o diretor escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, António
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Verdasca, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8157
Resumo: A necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas.
id RCAP_37027b5e15d24145ad3674341281dd2b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que perfil para o diretor escolar?Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; LiderançaA necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas.Departamento de Pedagogia e Educação2013-01-30T22:32:28Z2013-01-302012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8157http://hdl.handle.net/10174/8157por978-989-95802-2-0ndnd229Monteiro, AntónioVerdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.019418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que perfil para o diretor escolar?
title Que perfil para o diretor escolar?
spellingShingle Que perfil para o diretor escolar?
Monteiro, António
Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança
title_short Que perfil para o diretor escolar?
title_full Que perfil para o diretor escolar?
title_fullStr Que perfil para o diretor escolar?
title_full_unstemmed Que perfil para o diretor escolar?
title_sort Que perfil para o diretor escolar?
author Monteiro, António
author_facet Monteiro, António
Verdasca, José
author_role author
author2 Verdasca, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, António
Verdasca, José
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança
topic Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança
description A necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
2013-01-30T22:32:28Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8157
http://hdl.handle.net/10174/8157
url http://hdl.handle.net/10174/8157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95802-2-0
nd
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509224288256