Que perfil para o diretor escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8157 |
Resumo: | A necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas. |
id |
RCAP_37027b5e15d24145ad3674341281dd2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que perfil para o diretor escolar?Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; LiderançaA necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas.Departamento de Pedagogia e Educação2013-01-30T22:32:28Z2013-01-302012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8157http://hdl.handle.net/10174/8157por978-989-95802-2-0ndnd229Monteiro, AntónioVerdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.019418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que perfil para o diretor escolar? |
title |
Que perfil para o diretor escolar? |
spellingShingle |
Que perfil para o diretor escolar? Monteiro, António Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança |
title_short |
Que perfil para o diretor escolar? |
title_full |
Que perfil para o diretor escolar? |
title_fullStr |
Que perfil para o diretor escolar? |
title_full_unstemmed |
Que perfil para o diretor escolar? |
title_sort |
Que perfil para o diretor escolar? |
author |
Monteiro, António |
author_facet |
Monteiro, António Verdasca, José |
author_role |
author |
author2 |
Verdasca, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, António Verdasca, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança |
topic |
Diretor Escolar; Perfil Psicoprofissional; Liderança |
description |
A necessidade de promover alterações na organização e gestão das escolas em Portugal tem sido um tema em debate, que tem vindo a marcar a agenda política nacional na área da educação desde o início do presente século. O papel desempenhado pelos Diretores Escolares, através da sua liderança é apresentado pela investigação sobre as escolas eficazes como um dos fatores determinantes para o sucesso dessas escolas. Assim esta investigação através de um estudo exploratório com recurso à análise qualitativa, recorrendo a entrevista semi-estruturada, analisou nove casos de boas práticas de Presidentes de Conselhos Executivos de Escolas do Alentejo com o objetivo de identificar quais as competências, domínios, atitudes e traços pessoais que estes Presidentes partilham no desempenho das suas funções. Dos resultados obtidos foi possível identificar várias categorias fortemente partilhadas pelos nove casos estudados, destacando-se a prática de liderança baseada em valores e a existência de uma clara visão de escola assente em estratégias objetivas e concretas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z 2013-01-30T22:32:28Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8157 http://hdl.handle.net/10174/8157 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-95802-2-0 nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509224288256 |