Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2575 |
Resumo: | Compreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo. |
id |
RCAP_873505557cece5152b8bc97aac062b26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/2575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professoresPerfil de competênciasDiretor de escolaEstilos de liderançaCompetency profileSchool principalLeadership stylesEducationCompreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo.The main purpose of this investigation is to understand which competences that teachers consider essential to the exercise of the position of school principal. In order to find answers to the purpose of this investigation, referred above, were defined three research objectives, namely: i) identify competences essential to the exercise of the position of school principal, according to the teachers' perception; ii) understand aspects inherent to the exercise of the position of school principal, from the perspective of teachers; and iii) develop knowledge about the competency profile of a school principal, with reference to the perception of teachers. This study took an essentially qualitative nature and the case study has been adopted as research strategy. The empirical study took place in the school year 2016 out in in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey was the main data collection technique and it was answered by fifty teachers (n=50). Documentary analysis and direct observation were adopted as complementary means of data collection. A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. As main results of the present investigation the participating teachers considered that the position of school principal should be exercised by a teacher with specialized training in the area of school management and administration. Leadership skills, ability to work as a team, communication skills, human resources management skills, intellectual and managerial knowledge are assumed for the participating teachers as the main competencies to be privileged by a school principal in the exercise of the position.2019-01-29T17:46:33Z2019-01-292018-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAntónio, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575http://hdl.handle.net/11328/2575António, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575http://hdl.handle.net/11328/2575TID:202105393porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAntónio, Marisa Isabel Pedroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:30Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:55.303754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
title |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
spellingShingle |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores António, Marisa Isabel Pedro Perfil de competências Diretor de escola Estilos de liderança Competency profile School principal Leadership styles Education |
title_short |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
title_full |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
title_fullStr |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
title_full_unstemmed |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
title_sort |
Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores |
author |
António, Marisa Isabel Pedro |
author_facet |
António, Marisa Isabel Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
António, Marisa Isabel Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil de competências Diretor de escola Estilos de liderança Competency profile School principal Leadership styles Education |
topic |
Perfil de competências Diretor de escola Estilos de liderança Competency profile School principal Leadership styles Education |
description |
Compreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26T00:00:00Z 2019-01-29T17:46:33Z 2019-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
António, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575 http://hdl.handle.net/11328/2575 António, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575 http://hdl.handle.net/11328/2575 TID:202105393 |
identifier_str_mv |
António, M. I. P. (2018). Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2575 TID:202105393 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134984036941824 |