Competências essenciais ao exercício do cargo de diretor escolar: perceções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Marisa Isabel Pedro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2575
Resumo: Compreender quais as competências que professores consideram essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola é a principal finalidade da presente investigação. Tendo por referência esta problemática, foram delineados os seguintes objetivos de investigação, a saber: i) identificar competências essenciais ao exercício do cargo de diretor de escola, segundo a perceção de professores; ii) compreender aspetos inerentes ao exercício do cargo de diretor de escola, na perspetiva de professores; e iii) desenvolver conhecimento sobre o perfil de competências de um diretor de escola, tendo por referência a perceção de professores. O presente estudo adotou uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2016 numa Escola de Formação de Professores do município de Benguela. O inquérito por questionário assumiu-se como principal técnica de recolha de dados, tendo sido validados cinquenta (n=50) dos sessenta e cinco (N=65) questionários administrados. A análise documental e a observação direta adotaram-se como meios complementares de recolha de dados. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Como principais resultados da presente investigação os professores participantes consideraram que o cargo de diretor deveria ser exercido por um docente com formação especializada na área da gestão e administração escolar. A capacidade de liderança, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicação, as capacidades de gestão de recursos humanos, intelectual e o conhecimento a nível de gestão assumem-se, para os professores participantes como as principais competências a privilegiar por um diretor no exercício do cargo.
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