Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.48489/quadrante.22860 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22860 |
Resumo: | O presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho. |
id |
RCAP_3713c46a4da11ff00cd761be26331616 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de MatemáticaTarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de MatemáticaArtigosO presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho.The present article reports on a teaching experience developed in the context of a Mathematics inservice teacher education program aiming at knowing how teachers integrate mathematics investigations in curricular development and think about their teaching practices. The study follows both qualitative and interpretative approach and focuses on the work of a 5th grade Mathematics teacher, developed along a whole teaching cycle (preparation, classroom conducting, and reflection), exploring an investigation task about the Pascal triangle. It is concluded that a teaching dynamic, that enhanced sharing and discussion about experiences and teaching materials, helped the teacher to include investigations in the classroom and to understand that this approach brings new challenges and requires changes to her own and her students work practices. After the reported experience, the teacher gave a higher curricular value to mathematics investigations and to communication and discussion skills as well as classroom interaction and overall working environment quality.APM - Associação de Professores de Matemática2011-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22860por2183-28380872-3915Pires, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-09T20:47:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-09T20:47:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
title |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
spellingShingle |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática Pires, Manuel Artigos Pires, Manuel Artigos |
title_short |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
title_full |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
title_fullStr |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
title_full_unstemmed |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
title_sort |
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática |
author |
Pires, Manuel |
author_facet |
Pires, Manuel Pires, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22860 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181880276975616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.48489/quadrante.22860 |