Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Manuel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22860
Resumo: O presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho.
id RCAP_3713c46a4da11ff00cd761be26331616
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de MatemáticaTarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de MatemáticaArtigosO presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho.The present article reports on a teaching experience developed in the context of a Mathematics inservice teacher education program aiming at knowing how teachers integrate mathematics investigations in curricular development and think about their teaching practices. The study follows both qualitative and interpretative approach and focuses on the work of a 5th grade Mathematics teacher, developed along a whole teaching cycle (preparation, classroom conducting, and reflection), exploring an investigation task about the Pascal triangle. It is concluded that a teaching dynamic, that enhanced sharing and discussion about experiences and teaching materials, helped the teacher to include investigations in the classroom and to understand that this approach brings new challenges and requires changes to her own and her students work practices. After the reported experience, the teacher gave a higher curricular value to mathematics investigations and to communication and discussion skills as well as classroom interaction and overall working environment quality.APM - Associação de Professores de Matemática2011-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22860por2183-28380872-3915Pires, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.643666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
title Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
spellingShingle Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
Pires, Manuel
Artigos
title_short Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
title_full Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
title_fullStr Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
title_full_unstemmed Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
title_sort Tarefas de investigação na sala de aula de Matemática: práticas de uma professora de Matemática
author Pires, Manuel
author_facet Pires, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente texto descreve uma experiência lectiva, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as tarefas de investigação no desenvolvimento do currículo e como reflectem sobre as suas práticas. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e centra-se no trabalho de uma professora de Matemática do 2.º ciclo, realizado ao longo do ciclo lectivo (preparação, condução da aula, reflexão), na exploração de uma tarefa de investigação envolvendo o triângulo de Pascal. Conclui-se que a dinâmica da formação, valorizando a partilha e a discussão colectiva de materiais e experiências, ajudou a professora a integrar as investigações na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. Nas suas práticas, a professora passou a atribuir um maior valor curricular às tarefas de investigação e a valorizar mais os aspectos relacionados com a comunicação, a argumentação e o ambiente de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22860
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478753611776