The Memories Remains

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4759
Resumo: Esta componente escrita do curso de Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha, tem como objetivo refletir sobre o processo artístico desenvolvido ao longo da Licenciatura e principalmente durante o Mestrado. Em cada capítulo exploro temas que se relacionam com várias fases de trabalho e várias linguagens plásticas como: assemblage, a fotografia e o desenho, bem como, com as minhas referências teóricas. Num primeiro capítulo abordo temas dedicados à memória, onde apresento um conjunto de assemblages. A origem dessas esculturas é documentada com fotografia. Na segunda capítulo de trabalho, documento as fotografias de todos os espaços abandonados que exploro e onde faço a recolha de materiais. Tenho também como palavra-chave o termo Natureza- Morta, i.e. faço composições para fotografar, de forma a simular pintura antiga relacionada com o tema vanitas. O terceiro capítulo descreve a ligação da tatuagem ao trabalho plástico até agora desenvolvido. Neste capítulo descrevo várias séries de desenho e monotipias, objetos mais recentes como frascos com peles tatuadas, e um conjunto de imagens fotográficas manipuladas. Ao longo do texto vou estabelecendo relações ou pontes entre os diversos meios explorados a partir de assuntos transversais, como marca ou tatuagem.
id RCAP_371a84698cf87c1a3eea8807c72fd77e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The Memories RemainsMemóriaRuínasNatureza-MortaTatuagemDesenhoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta componente escrita do curso de Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha, tem como objetivo refletir sobre o processo artístico desenvolvido ao longo da Licenciatura e principalmente durante o Mestrado. Em cada capítulo exploro temas que se relacionam com várias fases de trabalho e várias linguagens plásticas como: assemblage, a fotografia e o desenho, bem como, com as minhas referências teóricas. Num primeiro capítulo abordo temas dedicados à memória, onde apresento um conjunto de assemblages. A origem dessas esculturas é documentada com fotografia. Na segunda capítulo de trabalho, documento as fotografias de todos os espaços abandonados que exploro e onde faço a recolha de materiais. Tenho também como palavra-chave o termo Natureza- Morta, i.e. faço composições para fotografar, de forma a simular pintura antiga relacionada com o tema vanitas. O terceiro capítulo descreve a ligação da tatuagem ao trabalho plástico até agora desenvolvido. Neste capítulo descrevo várias séries de desenho e monotipias, objetos mais recentes como frascos com peles tatuadas, e um conjunto de imagens fotográficas manipuladas. Ao longo do texto vou estabelecendo relações ou pontes entre os diversos meios explorados a partir de assuntos transversais, como marca ou tatuagem.Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraIC-OnlineSimões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo2020-03-04T16:33:02Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4759TID:202452190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:59Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:33.122579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The Memories Remains
title The Memories Remains
spellingShingle The Memories Remains
Simões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo
Memória
Ruínas
Natureza-Morta
Tatuagem
Desenho
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short The Memories Remains
title_full The Memories Remains
title_fullStr The Memories Remains
title_full_unstemmed The Memories Remains
title_sort The Memories Remains
author Simões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo
author_facet Simões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Pedro Miguel Clemente Rato Rolo
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Ruínas
Natureza-Morta
Tatuagem
Desenho
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Memória
Ruínas
Natureza-Morta
Tatuagem
Desenho
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta componente escrita do curso de Mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha, tem como objetivo refletir sobre o processo artístico desenvolvido ao longo da Licenciatura e principalmente durante o Mestrado. Em cada capítulo exploro temas que se relacionam com várias fases de trabalho e várias linguagens plásticas como: assemblage, a fotografia e o desenho, bem como, com as minhas referências teóricas. Num primeiro capítulo abordo temas dedicados à memória, onde apresento um conjunto de assemblages. A origem dessas esculturas é documentada com fotografia. Na segunda capítulo de trabalho, documento as fotografias de todos os espaços abandonados que exploro e onde faço a recolha de materiais. Tenho também como palavra-chave o termo Natureza- Morta, i.e. faço composições para fotografar, de forma a simular pintura antiga relacionada com o tema vanitas. O terceiro capítulo descreve a ligação da tatuagem ao trabalho plástico até agora desenvolvido. Neste capítulo descrevo várias séries de desenho e monotipias, objetos mais recentes como frascos com peles tatuadas, e um conjunto de imagens fotográficas manipuladas. Ao longo do texto vou estabelecendo relações ou pontes entre os diversos meios explorados a partir de assuntos transversais, como marca ou tatuagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2020-03-04T16:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4759
TID:202452190
url http://hdl.handle.net/10400.8/4759
identifier_str_mv TID:202452190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136979337609216