O Desenvolvimento Moral da Criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198
Resumo: Em Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental.
id RCAP_3725d84edff22d7eb62ddbc0a79eb26a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Desenvolvimento Moral da CriançaArtigo de Ponto de VistaEm Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198por2184-44532184-3333Vale, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:55:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:43.762147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento Moral da Criança
title O Desenvolvimento Moral da Criança
spellingShingle O Desenvolvimento Moral da Criança
Vale, Maria do Carmo
Artigo de Ponto de Vista
title_short O Desenvolvimento Moral da Criança
title_full O Desenvolvimento Moral da Criança
title_fullStr O Desenvolvimento Moral da Criança
title_full_unstemmed O Desenvolvimento Moral da Criança
title_sort O Desenvolvimento Moral da Criança
author Vale, Maria do Carmo
author_facet Vale, Maria do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo de Ponto de Vista
topic Artigo de Ponto de Vista
description Em Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198
url https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-4453
2184-3333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133518071070720