O Desenvolvimento Moral da Criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198 |
Resumo: | Em Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental. |
id |
RCAP_3725d84edff22d7eb62ddbc0a79eb26a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenvolvimento Moral da CriançaArtigo de Ponto de VistaEm Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198por2184-44532184-3333Vale, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:55:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/5198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:43.762147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
title |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
spellingShingle |
O Desenvolvimento Moral da Criança Vale, Maria do Carmo Artigo de Ponto de Vista |
title_short |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
title_full |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
title_fullStr |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
title_sort |
O Desenvolvimento Moral da Criança |
author |
Vale, Maria do Carmo |
author_facet |
Vale, Maria do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo de Ponto de Vista |
topic |
Artigo de Ponto de Vista |
description |
Em Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da modelação de comportamentos pró-sociais e de alerta para comportamentos de risco através de dinâmicas familiares que privilegiam estilos de comunicação como o discurso empático e de suporte.Conclui que o conhecimento do desenvolvimento da cognição moral é fundamental para os educadores complementarem e aperfeiçoarem a modelação comportamental parental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198 |
url |
https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-4453 2184-3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Pediatria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133518071070720 |