Importância e efeitos de incidentes críticos na satisfação e lealdade do cliente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/2632 |
Resumo: | Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação |
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Importância e efeitos de incidentes críticos na satisfação e lealdade do clienteIncidentes críticosEventosFalhas do serviçoLealdadeSatisfaçãoIntensidadeEstratégias de recuperaçãoRelação cliente-empresaFrequência de incidentes críticosCritical incidentsEventsService failureLoyaltyCustomer satisfactionCriticalityRecovery strategiesCustomer relationshipCritical incidents frequencyDissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de InformaçãoÉ importante perceber quais os incidentes que levam os clientes a abandonarem uma empresa, é igualmente importante perceber como uma empresa os pode evitar. Existem vários tipos de incidentes consoante o tipo de serviço e o contexto em que eles ocorrem, mas todos provocam alterações no comportamento dos clientes que podem ser benéficos ou não para a empresa. Assim, para garantir a permanência dos clientes como tal, as empresas querem clientes leais e satisfeitos que passem a palavra (positiva), e para tal têm de ter conhecimento desses mesmos clientes e prever de certa forma as razões de um possível abandono. Os incidentes críticos podem ser definidos consoante a situação a que se referem, no entanto acabam por se enquadrar em dois grandes grupos – Positivos ou Negativos. No fundo, são acontecimentos, momentos, experiências que ocorrem durante a relação cliente-empresa podendo alterar o comportamento do consumidor. São os incidentes críticos negativos que têm um maior efeito na confiança, satisfação e lealdade do cliente tendo um maior impacto na satisfação. Enquanto que os incidentes críticos positivos fomentam a satisfação do cliente, lealdade do cliente e intenções de compra, os incidentes críticos negativos afectam o comportamento do consumidor e levam a reclamações do consumidor, redução na boa vontade em ser cliente da firma de retalho, e em espalhar um comportamento de Word-of-mouth negativo. A intensidade e severidade de um evento, influenciam também o comportamento dos consumidores e quanto maior a intensidade e severidade desse evento, maiores serão os efeitos nocivos na satisfação e lealdade dos clientes.(...)Coelho, Pedro Miguel Pereira SimõesRUNSerrano, Ana Rita Neves2010-02-12T14:05:56Z2009-10-192009-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:53Zoai:run.unl.pt:10362/2632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:14.617402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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