Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco António Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17796
Resumo: A língua inglesa permite comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou situação, abrindo muitas portas no mercado do trabalho. Embora considerada como uma língua ‘difícil’, através de uma metodologia colaborativa e comunicativa, dentro e fora do contexto escolar, o processo de aprendizagem, como segunda língua, torna-se motivador e fácil, permitindo a mudança nas metodologias pedagógicas, de forma prática e acessível. O Wiki, como plataforma que agrega outras ferramentas da Web 2.0, permite a construção do conhecimento e potencializa uma grande quantidade de recursos tecnológicos e audiovisuais; como ferramenta pedagógica, permite incorporar os trabalhos realizados pelos alunos, a pares ou em grupo, e revelar as competências adquiridas através de atividades realizadas; facilita o pensamento crítico em relação ao processo curricular, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de expressar as suas opiniões, esclarecer dúvidas ou empenhar-se de forma a alargar os seus horizontes. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objetivo refletir e aferir, na perspetiva dos alunos, quais as potencialidades e as desvantagens da introdução da ferramenta Wiki no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de Inglês, como Língua Estrangeira. O que se propõe com este trabalho é apresentar os dados sobre a eficácia da aplicação do Wiki em contexto colaborativo na sala de aula, devido à pouca divulgação de investigações neste âmbito. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 8º ano, em contexto educativo. Numa perspetiva construtivista, a ferramenta Wiki foi usada por um grupo de alunos que trabalharam num projeto comum, envolvendo a criação de um ou mais tipos de artefactos. Os resultados obtidos permitem evidenciar as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 e do Wiki e aferir que as capacidades de oralidade e de escrita dos discentes melhoraram e o desenvolveram competências colaborativas. A abordagem com o Wiki, em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa permitiu constatar um maior envolvimento e interação entre os alunos e a construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os conscientes da sua própria evolução no processo de aprendizagem. Consequentemente, os dados permitem concluir que a tecnologia Wiki traz grandes benefícios para os alunos e pode muda os seus comportamentos nestes ambientes de aprendizagem e, por conseguinte, prepara os alunos para atuar de forma colaborativa interagir em equipa nas suas vidas profissionais futuras.
id RCAP_374e5a65bad347d41b1443a358f5a69b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de casoWeb 2.0WikiTICColaboraçãoAprendizagem colaborativaEnvolvimentoMotivaçãoICTCollaborationCollaborative learningEngagementMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA língua inglesa permite comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou situação, abrindo muitas portas no mercado do trabalho. Embora considerada como uma língua ‘difícil’, através de uma metodologia colaborativa e comunicativa, dentro e fora do contexto escolar, o processo de aprendizagem, como segunda língua, torna-se motivador e fácil, permitindo a mudança nas metodologias pedagógicas, de forma prática e acessível. O Wiki, como plataforma que agrega outras ferramentas da Web 2.0, permite a construção do conhecimento e potencializa uma grande quantidade de recursos tecnológicos e audiovisuais; como ferramenta pedagógica, permite incorporar os trabalhos realizados pelos alunos, a pares ou em grupo, e revelar as competências adquiridas através de atividades realizadas; facilita o pensamento crítico em relação ao processo curricular, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de expressar as suas opiniões, esclarecer dúvidas ou empenhar-se de forma a alargar os seus horizontes. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objetivo refletir e aferir, na perspetiva dos alunos, quais as potencialidades e as desvantagens da introdução da ferramenta Wiki no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de Inglês, como Língua Estrangeira. O que se propõe com este trabalho é apresentar os dados sobre a eficácia da aplicação do Wiki em contexto colaborativo na sala de aula, devido à pouca divulgação de investigações neste âmbito. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 8º ano, em contexto educativo. Numa perspetiva construtivista, a ferramenta Wiki foi usada por um grupo de alunos que trabalharam num projeto comum, envolvendo a criação de um ou mais tipos de artefactos. Os resultados obtidos permitem evidenciar as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 e do Wiki e aferir que as capacidades de oralidade e de escrita dos discentes melhoraram e o desenvolveram competências colaborativas. A abordagem com o Wiki, em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa permitiu constatar um maior envolvimento e interação entre os alunos e a construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os conscientes da sua própria evolução no processo de aprendizagem. Consequentemente, os dados permitem concluir que a tecnologia Wiki traz grandes benefícios para os alunos e pode muda os seus comportamentos nestes ambientes de aprendizagem e, por conseguinte, prepara os alunos para atuar de forma colaborativa interagir em equipa nas suas vidas profissionais futuras.The English language allows users to communicate with anyone, in any place or situation, opening many doors in the job market. Although regarded as a 'difficult' language, through a collaborative and communicative methodology, within and outside the school context, the process of learning as a second language, it is motivating and easier, enabling change in teaching methodologies in a practical way and accessible. The Wiki as a platform that combines other Web 2.0 tools, allows the construction of knowledge and enhances a great amount of technological and audio-visual resources; as a pedagogical tool, allows us to incorporate the work done by the students, in pairs or in groups, revealing the skills acquired through activities done; makes it easy to think critically in relation to the curriculum process by providing all students the opportunity to express their opinions, answer questions or become engaged in order to widen their horizons. This study is a qualitative research in the form of case study, which aims to reflect and assess, from the students perspective, the potentiality and disadvantages of introducing the Wiki tool in collaborative learning process in the English class, as Foreign Language. What is proposed in this research is to present data on the effectiveness of the application of the Wiki in a collaborative context in the classroom, due to the poor dissemination of researches in this area. The educational intervention was conducted in a class of the 8th grade, in an educational context. In a constructivist perspective, the Wiki tool was used by the group of students who worked in a common project involving the creation of one or more types of artefacts. The results obtained demonstrated the potentiality of the Web 2.0 tools and the wiki made possible that oral and written skills of learners had improved and they have developed their collaborative skills. The approach with the Wiki, in relation to the process of learning English, had revealed a great involvement and interaction between students and the construction of their own knowledge, making them aware of their own evolution in the learning process. Consequently, the data supports the conclusion that Wiki technology brings great benefits to the students and can change their behaviour in these learning environments and, therefore, prepares students to work collaboratively in teams to interact in their future professional lives.Andrade, António Manuel Valente deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Francisco António Silva2020-02-27T01:30:41Z2015-04-2020142015-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17796TID:201328275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:52.254703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
title Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
spellingShingle Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
Silva, Francisco António Silva
Web 2.0
Wiki
TIC
Colaboração
Aprendizagem colaborativa
Envolvimento
Motivação
ICT
Collaboration
Collaborative learning
Engagement
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
title_full Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
title_fullStr Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
title_full_unstemmed Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
title_sort Utilização do Wiki na disciplina de inglês : um estudo de caso
author Silva, Francisco António Silva
author_facet Silva, Francisco António Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, António Manuel Valente de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco António Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Wiki
TIC
Colaboração
Aprendizagem colaborativa
Envolvimento
Motivação
ICT
Collaboration
Collaborative learning
Engagement
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Web 2.0
Wiki
TIC
Colaboração
Aprendizagem colaborativa
Envolvimento
Motivação
ICT
Collaboration
Collaborative learning
Engagement
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A língua inglesa permite comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou situação, abrindo muitas portas no mercado do trabalho. Embora considerada como uma língua ‘difícil’, através de uma metodologia colaborativa e comunicativa, dentro e fora do contexto escolar, o processo de aprendizagem, como segunda língua, torna-se motivador e fácil, permitindo a mudança nas metodologias pedagógicas, de forma prática e acessível. O Wiki, como plataforma que agrega outras ferramentas da Web 2.0, permite a construção do conhecimento e potencializa uma grande quantidade de recursos tecnológicos e audiovisuais; como ferramenta pedagógica, permite incorporar os trabalhos realizados pelos alunos, a pares ou em grupo, e revelar as competências adquiridas através de atividades realizadas; facilita o pensamento crítico em relação ao processo curricular, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de expressar as suas opiniões, esclarecer dúvidas ou empenhar-se de forma a alargar os seus horizontes. O presente estudo é uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, que tem como objetivo refletir e aferir, na perspetiva dos alunos, quais as potencialidades e as desvantagens da introdução da ferramenta Wiki no processo de aprendizagem colaborativa na disciplina de Inglês, como Língua Estrangeira. O que se propõe com este trabalho é apresentar os dados sobre a eficácia da aplicação do Wiki em contexto colaborativo na sala de aula, devido à pouca divulgação de investigações neste âmbito. A intervenção pedagógica decorreu numa turma do 8º ano, em contexto educativo. Numa perspetiva construtivista, a ferramenta Wiki foi usada por um grupo de alunos que trabalharam num projeto comum, envolvendo a criação de um ou mais tipos de artefactos. Os resultados obtidos permitem evidenciar as potencialidades das ferramentas da Web 2.0 e do Wiki e aferir que as capacidades de oralidade e de escrita dos discentes melhoraram e o desenvolveram competências colaborativas. A abordagem com o Wiki, em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa permitiu constatar um maior envolvimento e interação entre os alunos e a construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os conscientes da sua própria evolução no processo de aprendizagem. Consequentemente, os dados permitem concluir que a tecnologia Wiki traz grandes benefícios para os alunos e pode muda os seus comportamentos nestes ambientes de aprendizagem e, por conseguinte, prepara os alunos para atuar de forma colaborativa interagir em equipa nas suas vidas profissionais futuras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-20
2015-04-20T00:00:00Z
2020-02-27T01:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17796
TID:201328275
url http://hdl.handle.net/10400.14/17796
identifier_str_mv TID:201328275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131827964739584