Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Akira Inuzuka
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki.
id UFC_3f7ae7c025d8bcb4e6e993122a93d122
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3105
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia Educative use of wiki: a case-study at College of Education at the University of BrasÃlia 2008-04-09Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Vani Moreira Kenski05467268791http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 Regiane Regina Ribeiro13080715460200http://lattes.cnpq.br/850213080715460295306353678300http://lattes.cnpq.br/0701953063536783Marcelo Akira InuzukaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBR Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador CSCL Aprendizagem Colaborativa ColaboraÃÃoWikiWiki Collaboration Colaborative Learning CSCL Computer Supported Collaborative LearningEDUCACAOO presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. This work aims to examine the living experienced by students of a class of pedagogy, teaching in the use of a collaborative tool based on wiki. The research was conducted at the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) in four weeks from a discipline called âMediated Practices of Informatics in Educationâ given by the advisor of this dissertation. It is a case study using a method of participatory research-action. To collect the views of participants, were used: questionnaire, individual and group interviews, and a seminar with participation of groups formed by themes. As theoretical reference, the four criteria were used for analysis of Dillenbourg (situation, interaction, mechanism and effect) of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) theory and the model of collaborative construction of knowledge of Stahl to design the Knowledge Building Environment (KBE ) used. Before applying this case study, several others were tested; therefore, the project took into account the experience of other researchers of the subject. Through analysis of the results, students perceived many technical difficulties in operation and cultural difficulties, especially related to collaborative work, but the students considered the pedagogical tool as useful and feasible, considering the advantage of sharing information between peers as the greatest advantage of wiki tool. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educative use of wiki: a case-study at College of Education at the University of BrasÃlia
title Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
spellingShingle Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
Marcelo Akira Inuzuka
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
CSCL
Aprendizagem Colaborativa
ColaboraÃÃo
Wiki
Wiki
Collaboration
Colaborative Learning
CSCL
Computer Supported Collaborative Learning
EDUCACAO
title_short Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
title_full Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
title_fullStr Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
title_full_unstemmed Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
title_sort Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
author Marcelo Akira Inuzuka
author_facet Marcelo Akira Inuzuka
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilberto Lacerda Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000005000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2662302146560805
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vani Moreira Kenski
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05467268791
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3113321723239176
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Regiane Regina Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 13080715460200
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8502130807154602
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95306353678300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0701953063536783
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Akira Inuzuka
contributor_str_mv Gilberto Lacerda Santos
Vani Moreira Kenski
Regiane Regina Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
CSCL
Aprendizagem Colaborativa
ColaboraÃÃo
Wiki
topic Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
CSCL
Aprendizagem Colaborativa
ColaboraÃÃo
Wiki
Wiki
Collaboration
Colaborative Learning
CSCL
Computer Supported Collaborative Learning
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Wiki
Collaboration
Colaborative Learning
CSCL
Computer Supported Collaborative Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work aims to examine the living experienced by students of a class of pedagogy, teaching in the use of a collaborative tool based on wiki. The research was conducted at the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) in four weeks from a discipline called âMediated Practices of Informatics in Educationâ given by the advisor of this dissertation. It is a case study using a method of participatory research-action. To collect the views of participants, were used: questionnaire, individual and group interviews, and a seminar with participation of groups formed by themes. As theoretical reference, the four criteria were used for analysis of Dillenbourg (situation, interaction, mechanism and effect) of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) theory and the model of collaborative construction of knowledge of Stahl to design the Knowledge Building Environment (KBE ) used. Before applying this case study, several others were tested; therefore, the project took into account the experience of other researchers of the subject. Through analysis of the results, students perceived many technical difficulties in operation and cultural difficulties, especially related to collaborative work, but the students considered the pedagogical tool as useful and feasible, considering the advantage of sharing information between peers as the greatest advantage of wiki tool.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134940397568