Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
id |
UFC_3f7ae7c025d8bcb4e6e993122a93d122 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3105 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia Educative use of wiki: a case-study at College of Education at the University of BrasÃlia 2008-04-09Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Vani Moreira Kenski05467268791http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 Regiane Regina Ribeiro13080715460200http://lattes.cnpq.br/850213080715460295306353678300http://lattes.cnpq.br/0701953063536783Marcelo Akira InuzukaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBR Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador CSCL Aprendizagem Colaborativa ColaboraÃÃoWikiWiki Collaboration Colaborative Learning CSCL Computer Supported Collaborative LearningEDUCACAOO presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. This work aims to examine the living experienced by students of a class of pedagogy, teaching in the use of a collaborative tool based on wiki. The research was conducted at the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) in four weeks from a discipline called âMediated Practices of Informatics in Educationâ given by the advisor of this dissertation. It is a case study using a method of participatory research-action. To collect the views of participants, were used: questionnaire, individual and group interviews, and a seminar with participation of groups formed by themes. As theoretical reference, the four criteria were used for analysis of Dillenbourg (situation, interaction, mechanism and effect) of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) theory and the model of collaborative construction of knowledge of Stahl to design the Knowledge Building Environment (KBE ) used. Before applying this case study, several others were tested; therefore, the project took into account the experience of other researchers of the subject. Through analysis of the results, students perceived many technical difficulties in operation and cultural difficulties, especially related to collaborative work, but the students considered the pedagogical tool as useful and feasible, considering the advantage of sharing information between peers as the greatest advantage of wiki tool. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educative use of wiki: a case-study at College of Education at the University of BrasÃlia |
title |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
spellingShingle |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia Marcelo Akira Inuzuka Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador CSCL Aprendizagem Colaborativa ColaboraÃÃo Wiki Wiki Collaboration Colaborative Learning CSCL Computer Supported Collaborative Learning EDUCACAO |
title_short |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
title_full |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
title_fullStr |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
title_full_unstemmed |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
title_sort |
Uso educativo do wiki: um estudo de caso na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia |
author |
Marcelo Akira Inuzuka |
author_facet |
Marcelo Akira Inuzuka |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilberto Lacerda Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00000005000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vani Moreira Kenski |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05467268791 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3113321723239176 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Regiane Regina Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
13080715460200 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8502130807154602 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95306353678300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0701953063536783 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo Akira Inuzuka |
contributor_str_mv |
Gilberto Lacerda Santos Vani Moreira Kenski Regiane Regina Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador CSCL Aprendizagem Colaborativa ColaboraÃÃo Wiki |
topic |
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador CSCL Aprendizagem Colaborativa ColaboraÃÃo Wiki Wiki Collaboration Colaborative Learning CSCL Computer Supported Collaborative Learning EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Wiki Collaboration Colaborative Learning CSCL Computer Supported Collaborative Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This work aims to examine the living experienced by students of a class of pedagogy, teaching in the use of a collaborative tool based on wiki. The research was conducted at the Faculty of Education at the University of Brasilia (UNB) in four weeks from a discipline called âMediated Practices of Informatics in Educationâ given by the advisor of this dissertation. It is a case study using a method of participatory research-action. To collect the views of participants, were used: questionnaire, individual and group interviews, and a seminar with participation of groups formed by themes. As theoretical reference, the four criteria were used for analysis of Dillenbourg (situation, interaction, mechanism and effect) of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) theory and the model of collaborative construction of knowledge of Stahl to design the Knowledge Building Environment (KBE ) used. Before applying this case study, several others were tested; therefore, the project took into account the experience of other researchers of the subject. Through analysis of the results, students perceived many technical difficulties in operation and cultural difficulties, especially related to collaborative work, but the students considered the pedagogical tool as useful and feasible, considering the advantage of sharing information between peers as the greatest advantage of wiki tool. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivÃncia experimentada por alunos de uma turma de pedagogia, no uso pedagÃgico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada na Faculdade de EducaÃÃo da Universidade de BrasÃlia (UnB) em quatro semanas cedidas de uma disciplina denominada âPrÃticas MediÃticas de InformÃtica na EducaÃÃoâ cedidas pelo orientador desta dissertaÃÃo. Trata-se de um estudo de caso que utiliza uma metodologia de pesquisa-aÃÃo participativa. Para colher as opiniÃes dos participantes, foram aplicados: questionÃrio; entrevistas individuais e em grupo; e um seminÃrio com participaÃÃo de grupos formados por temas. Como referencial teÃrico, foram utilizado os quatro critÃrios de anÃlise de Dillenbourg (situaÃÃo, interaÃÃo, mecanismo e efeito) da Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL) e o modelo de construÃÃo colaborativa de conhecimento de Stahl para projetar o Ambiente de ConstruÃÃo de Conhecimento (KBE) utilizado. Antes de aplicar este estudo de caso, vÃrios outros foram analisados, assim, o projeto levou em conta a experiÃncia de outras pesquisadores do tema. AtravÃs da anÃlise dos resultados, foram percebidos pelos alunos vÃrias dificuldades tÃcnicas de operaÃÃo e dificuldades culturais, especialmente relacionados a colaboraÃÃo em equipe; porÃm os alunos consideraram a ferramenta como pedagogicamente Ãtil e viÃvel, considerando a vantagem de compartilhamento de informaÃÃes entre pares como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134940397568 |