Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12382
Resumo: Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.
id RCAP_37514903873d5df7be9e42d4e6595494
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógicaWorking with programming to learn logic conceptsFormação inicial de professoresLógica booleanaProgramaçãoScratchBoolean logicProgrammingTeacher trainingODS::04:Educação de QualidadeAinda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.Although technology has grown exponentially and programming is no longer a novelty, its integration in a school context, which goes beyond knowing how to program, is very low. Many authors argue that learning to program must happen in context and, preferably, for students to learn concepts from different areas. For this to happen in the classroom, it is necessary for teachers to have similar experiences during their teacher training. This paper presents a case study of a class in the first year of their Teacher Education Program, in which future kindergarten and elementary teachers approached concepts of Boolean logic through programming. A description of the experience is made, and students’ perspectives, learning and difficulties are presented throughout the experience. The results are positive, both in terms of programming knowledge and in relation to the attitudes and perspectives of future kindergarten and elementary teachers regarding their use in the classroom.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSantos, Raquel2022-10-21T09:29:55Z2022-052022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12382porSantos, Raquel - Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:39.470007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
Working with programming to learn logic concepts
title Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
spellingShingle Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
Santos, Raquel
Formação inicial de professores
Lógica booleana
Programação
Scratch
Boolean logic
Programming
Teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
title_full Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
title_fullStr Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
title_full_unstemmed Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
title_sort Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
author Santos, Raquel
author_facet Santos, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Lógica booleana
Programação
Scratch
Boolean logic
Programming
Teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação inicial de professores
Lógica booleana
Programação
Scratch
Boolean logic
Programming
Teacher training
ODS::04:Educação de Qualidade
description Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T09:29:55Z
2022-05
2022-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12382
url http://hdl.handle.net/10400.2/12382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Raquel - Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135107703898112