Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4276 |
Resumo: | Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula. |
id |
RCAP_ebea20738a5160e6a3b33d77d6749a5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógicaWorking with programming to learn logic conceptsformação inicial de professoreslógica booleanaprogramaçãoScratchboolean logicprogrammingteacher trainingAinda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.Although technology has grown exponentially and programming is no longer a novelty, its integration in a school context, which goes beyond knowing how to program, is very low. Many authors argue that learning to program must happen in context and, preferably, for students to learn concepts from different areas. For this to happen in the classroom, it is necessary for teachers to have similar experiences during their teacher training. This paper presents a case study of a class in the first year of their Teacher Education Program, in which future kindergarten and elementary teachers approached concepts of Boolean logic through programming. A description of the experience is made, and students’ perspectives, learning and difficulties are presented throughout the experience. The results are positive, both in terms of programming knowledge and in relation to the attitudes and perspectives of future kindergarten and elementary teachers regarding their use in the classroom.Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) - Universidade AbertaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSantos, Raquel2023-01-29T21:50:16Z2022-05-252022-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4276porSantos, R. (2022). Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 1(5), 1-12. DOI https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e2022052182-4967https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:55.028879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica Working with programming to learn logic concepts |
title |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
spellingShingle |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica Santos, Raquel formação inicial de professores lógica booleana programação Scratch boolean logic programming teacher training |
title_short |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
title_full |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
title_fullStr |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
title_full_unstemmed |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
title_sort |
Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica |
author |
Santos, Raquel |
author_facet |
Santos, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores lógica booleana programação Scratch boolean logic programming teacher training |
topic |
formação inicial de professores lógica booleana programação Scratch boolean logic programming teacher training |
description |
Ainda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-25 2022-05-25T00:00:00Z 2023-01-29T21:50:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4276 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, R. (2022). Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 1(5), 1-12. DOI https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202205 2182-4967 https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) - Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) - Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137048068620288 |