A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7819 |
Resumo: | Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
id |
RCAP_376c339253dedc856dbb3a7ebe39e935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções?WikipédiaRecursos educacionais abertosPrograma Wikipédia na UniversidadeEnsino superior onlinePortugalWikipediaOpen educational resourceWikipedia University ProgramOnline higher educationNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.Wikipedia can be said to have a ubiquitous character, namely taking into account that whenever we use an online search engine the results first presented come from it. And, if we consider the student population, it has been observed that Wikipedia is one of their main sources of research. Aware of the potential of Wikipedia in educational contexts, we have been characterizing it, in previous studies, as an open educational resource. Focusing on Wikipedia, we asked about possibilities of curricular integration in Online Higher Education, ultimately aiming at contributing to the Wikipedia University Program in Portugal, which had not been done before. Methodologically, the study assumes a qualitative and quantitative paradigm. The data analyzed in this text was collected by a survey made available at the beginning and at the end of the Course Unit. The results allow us to conclude that, in general, consensus was recognized, from which we can infer that there was, at first, an openness on the part of the students so that the curricular integration of Wikipedia would be welcomed. In the second moment, this was confirmed, by the involvement of the students who participated in the study, that is, their positive perception was reinforced.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2019-01-04T15:32:36Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7819porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A wikipédia no ensino superior online: que perceções? "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 72-902182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.900229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
title |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
spellingShingle |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? Pestana, Filomena Wikipédia Recursos educacionais abertos Programa Wikipédia na Universidade Ensino superior online Portugal Wikipedia Open educational resource Wikipedia University Program Online higher education |
title_short |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
title_full |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
title_fullStr |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
title_full_unstemmed |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
title_sort |
A wikipédia no ensino superior online: que perceções? |
author |
Pestana, Filomena |
author_facet |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wikipédia Recursos educacionais abertos Programa Wikipédia na Universidade Ensino superior online Portugal Wikipedia Open educational resource Wikipedia University Program Online higher education |
topic |
Wikipédia Recursos educacionais abertos Programa Wikipédia na Universidade Ensino superior online Portugal Wikipedia Open educational resource Wikipedia University Program Online higher education |
description |
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-04T15:32:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7819 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A wikipédia no ensino superior online: que perceções? "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 72-90 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554154118184960 |