A wikipédia no ensino superior online: que perceções?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Filomena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7819
Resumo: Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
id RCAP_376c339253dedc856dbb3a7ebe39e935
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A wikipédia no ensino superior online: que perceções?WikipédiaRecursos educacionais abertosPrograma Wikipédia na UniversidadeEnsino superior onlinePortugalWikipediaOpen educational resourceWikipedia University ProgramOnline higher educationNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"À Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.Wikipedia can be said to have a ubiquitous character, namely taking into account that whenever we use an online search engine the results first presented come from it. And, if we consider the student population, it has been observed that Wikipedia is one of their main sources of research. Aware of the potential of Wikipedia in educational contexts, we have been characterizing it, in previous studies, as an open educational resource. Focusing on Wikipedia, we asked about possibilities of curricular integration in Online Higher Education, ultimately aiming at contributing to the Wikipedia University Program in Portugal, which had not been done before. Methodologically, the study assumes a qualitative and quantitative paradigm. The data analyzed in this text was collected by a survey made available at the beginning and at the end of the Course Unit. The results allow us to conclude that, in general, consensus was recognized, from which we can infer that there was, at first, an openness on the part of the students so that the curricular integration of Wikipedia would be welcomed. In the second moment, this was confirmed, by the involvement of the students who participated in the study, that is, their positive perception was reinforced.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2019-01-04T15:32:36Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7819porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A wikipédia no ensino superior online: que perceções? "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 72-902182-4967https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.900229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
title A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
spellingShingle A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
Pestana, Filomena
Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Programa Wikipédia na Universidade
Ensino superior online
Portugal
Wikipedia
Open educational resource
Wikipedia University Program
Online higher education
title_short A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
title_full A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
title_fullStr A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
title_full_unstemmed A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
title_sort A wikipédia no ensino superior online: que perceções?
author Pestana, Filomena
author_facet Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Programa Wikipédia na Universidade
Ensino superior online
Portugal
Wikipedia
Open educational resource
Wikipedia University Program
Online higher education
topic Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Programa Wikipédia na Universidade
Ensino superior online
Portugal
Wikipedia
Open educational resource
Wikipedia University Program
Online higher education
description Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-04T15:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7819
url http://hdl.handle.net/10400.2/7819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A wikipédia no ensino superior online: que perceções? "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 72-90
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059361398784