Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Filomena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8253
Resumo: Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
id RCAP_6f8d03cab454aad4af97e24c82a48637
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?Use of Wikipedia by students and teachers: (dis) encounters between open educational practices?WikipédiaRecursos educacionais abertosEnsino superior onlineProfessoresEstudantesWikipediaOpen educational resourceOnline higher educationTeachersStudentsIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.The impact that new technologies have on how we interact, share information, work and learn is undeniable. In the field of Education, mobile technologies and digital platforms, among others, alter the paradigm of interaction and sharing, namely Wikipedia, which can be assumed as a virtual learning environment, in the context of open and distance education. However, to integrate it in the curriculum, it is important to know a priori what concepts and uses make students and teachers of this online encyclopaedia, which continues to arouse controversy. Thus, we present and discuss the use of Wikipedia from the perspective of online higher education students and teachers. In this study, based an extensive and thorough review of the literature, we developed and implemented a survey for these target audiences. The survey was previously validated and made available online. The data were analyzed using descriptive statistics, and it is possible to conclude that the majority of respondents accede to Wikipedia, although there are still a few that do so for academic work. The results present the potential for a possible opening to the implementation of educational activities in this scope. In short, although the practices of students and teachers are favorable to Wikipedia, more training will be needed to enable it to be consistently integrated and common ground between open educational resources can prevail.Champagnat Editora - PUCPRRepositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2019-05-28T14:39:42Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8253porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? "Revista Diálogo Educacional" Em linha]. ISSN 1981-416X. Vol. 18, nº 56 (2018), p. 108-1271981-416Xhttp://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:29:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:20.600931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
Use of Wikipedia by students and teachers: (dis) encounters between open educational practices?
title Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
spellingShingle Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
Pestana, Filomena
Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Ensino superior online
Professores
Estudantes
Wikipedia
Open educational resource
Online higher education
Teachers
Students
title_short Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
title_full Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
title_fullStr Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
title_full_unstemmed Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
title_sort Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
author Pestana, Filomena
author_facet Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Ensino superior online
Professores
Estudantes
Wikipedia
Open educational resource
Online higher education
Teachers
Students
topic Wikipédia
Recursos educacionais abertos
Ensino superior online
Professores
Estudantes
Wikipedia
Open educational resource
Online higher education
Teachers
Students
description Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-28T14:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8253
url http://hdl.handle.net/10400.2/8253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? "Revista Diálogo Educacional" Em linha]. ISSN 1981-416X. Vol. 18, nº 56 (2018), p. 108-127
1981-416X
http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Champagnat Editora - PUCPR
publisher.none.fl_str_mv Champagnat Editora - PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135063898587136