Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8253 |
Resumo: | Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
id |
RCAP_6f8d03cab454aad4af97e24c82a48637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8253 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?Use of Wikipedia by students and teachers: (dis) encounters between open educational practices?WikipédiaRecursos educacionais abertosEnsino superior onlineProfessoresEstudantesWikipediaOpen educational resourceOnline higher educationTeachersStudentsIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.The impact that new technologies have on how we interact, share information, work and learn is undeniable. In the field of Education, mobile technologies and digital platforms, among others, alter the paradigm of interaction and sharing, namely Wikipedia, which can be assumed as a virtual learning environment, in the context of open and distance education. However, to integrate it in the curriculum, it is important to know a priori what concepts and uses make students and teachers of this online encyclopaedia, which continues to arouse controversy. Thus, we present and discuss the use of Wikipedia from the perspective of online higher education students and teachers. In this study, based an extensive and thorough review of the literature, we developed and implemented a survey for these target audiences. The survey was previously validated and made available online. The data were analyzed using descriptive statistics, and it is possible to conclude that the majority of respondents accede to Wikipedia, although there are still a few that do so for academic work. The results present the potential for a possible opening to the implementation of educational activities in this scope. In short, although the practices of students and teachers are favorable to Wikipedia, more training will be needed to enable it to be consistently integrated and common ground between open educational resources can prevail.Champagnat Editora - PUCPRRepositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2019-05-28T14:39:42Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8253porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? "Revista Diálogo Educacional" Em linha]. ISSN 1981-416X. Vol. 18, nº 56 (2018), p. 108-1271981-416Xhttp://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:29:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:20.600931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? Use of Wikipedia by students and teachers: (dis) encounters between open educational practices? |
title |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
spellingShingle |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? Pestana, Filomena Wikipédia Recursos educacionais abertos Ensino superior online Professores Estudantes Wikipedia Open educational resource Online higher education Teachers Students |
title_short |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
title_full |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
title_fullStr |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
title_full_unstemmed |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
title_sort |
Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? |
author |
Pestana, Filomena |
author_facet |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wikipédia Recursos educacionais abertos Ensino superior online Professores Estudantes Wikipedia Open educational resource Online higher education Teachers Students |
topic |
Wikipédia Recursos educacionais abertos Ensino superior online Professores Estudantes Wikipedia Open educational resource Online higher education Teachers Students |
description |
Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-05-28T14:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8253 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Utilização da Wikipédia por estudantes e professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas? "Revista Diálogo Educacional" Em linha]. ISSN 1981-416X. Vol. 18, nº 56 (2018), p. 108-127 1981-416X http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Champagnat Editora - PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Champagnat Editora - PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135063898587136 |