Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15304 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year. |
id |
RCAP_376d49554f6a34574a776605dcba0117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de FariaEnsinoPrática de ensino supervisionadaCurrículoReflexãoTeachingPractice supervised teachingCurriculumReflectionEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year.Universidade de Évora2015-09-01T10:48:12Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15304http://hdl.handle.net/10174/15304porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt676Duarte, Maria Luísa Pinheiro Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:55.019957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles Ensino Prática de ensino supervisionada Currículo Reflexão Teaching Practice supervised teaching Curriculum Reflection |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria |
author |
Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles |
author_facet |
Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Prática de ensino supervisionada Currículo Reflexão Teaching Practice supervised teaching Curriculum Reflection |
topic |
Ensino Prática de ensino supervisionada Currículo Reflexão Teaching Practice supervised teaching Curriculum Reflection |
description |
Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T10:48:12Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15304 http://hdl.handle.net/10174/15304 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Química teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563104317440 |