Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15304
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year.
id RCAP_376d49554f6a34574a776605dcba0117
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de FariaEnsinoPrática de ensino supervisionadaCurrículoReflexãoTeachingPractice supervised teachingCurriculumReflectionEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year.Universidade de Évora2015-09-01T10:48:12Z2015-09-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15304http://hdl.handle.net/10174/15304porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt676Duarte, Maria Luísa Pinheiro Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:55.019957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles
Ensino
Prática de ensino supervisionada
Currículo
Reflexão
Teaching
Practice supervised teaching
Curriculum
Reflection
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino da física e química, na Escola Secundária Severim de Faria
author Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles
author_facet Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maria Luísa Pinheiro Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Prática de ensino supervisionada
Currículo
Reflexão
Teaching
Practice supervised teaching
Curriculum
Reflection
topic Ensino
Prática de ensino supervisionada
Currículo
Reflexão
Teaching
Practice supervised teaching
Curriculum
Reflection
description Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de ensino de Física e Química no 3º ciclo do ensino Básico e secundário, pretendendo descrever, todo o processo decorrente da Prática de ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Severim de Faria. O presente relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução apresentam-se os objetivos para o estágio, a apresentação do núcleo de estágio bem como da escola cooperante. No capítulo 1 faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a escola e as turmas em que o núcleo de estágio interveio. No capítulo 2, referem-se alguns aspetos teóricos, que foram importantes na planificação e condução das aulas. No capítulo 3, faz-se uma breve descrição das orientações curriculares para o 8º ano de escolaridades, caracterizam-se os manuais escolares e resume-se o trabalho feito no 8º ano durante a PES. No capítulo 4, a estrutura é similar à do capítulo 3, mas referente ao ensino secundário. No capítulo 5 é feita uma reflexão crítica, de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo; ABSTRACT: This report was prepared under the Master in teaching of physics and chemistry in the 3rd cycle of basic education and secondary education, intending to describe the whole process due to the Supervised Teaching Practice (PES) in the Secondary School Severim de Faria. This report consists of an introduction, five chapters, conclusions, bibliography and appendices. The introduction presents the objectives for the stage, and the presentation of the core stage and the cooperating school. In Chapter 1 it is the general framework, which is characterized in the school and the classes in the core stage glimpsed. theChapter 2, described to some theoretical aspects that were important in planning and conducting lessons. In Chapter 3, it is a brief description of the curriculum guidelines for the eight years of schooling, characterized the textbooks, and summed up the work done in the 8th year for the PES. In chapter 4, the structure is similar to Chapter 3, but relating to secondary education. In chapter 5 is made a critical reflection of all the work done throughout the school year.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T10:48:12Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15304
http://hdl.handle.net/10174/15304
url http://hdl.handle.net/10174/15304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Química
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563104317440