Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11353 |
Resumo: | O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students. |
id |
RCAP_efa839070ac28bb09753bff2d1b38832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha RivaraAprendizagemEnsinoPrática de ensino supervisionadaReflexãoSBVTeachingLearningSupervised teaching practiceReflectionO presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students.Universidade de Évora2014-07-24T09:58:05Z2014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11353http://hdl.handle.net/10174/11353TID:201125650porDepartamento de Pedagogia da Educaçãomarinho.conceicao@gmail.com676Marinho, Maria da Conceição da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:00.386383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara Marinho, Maria da Conceição da Silva Aprendizagem Ensino Prática de ensino supervisionada Reflexão SBV Teaching Learning Supervised teaching practice Reflection |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara |
author |
Marinho, Maria da Conceição da Silva |
author_facet |
Marinho, Maria da Conceição da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Maria da Conceição da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Prática de ensino supervisionada Reflexão SBV Teaching Learning Supervised teaching practice Reflection |
topic |
Aprendizagem Ensino Prática de ensino supervisionada Reflexão SBV Teaching Learning Supervised teaching practice Reflection |
description |
O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24T09:58:05Z 2014-07-24 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11353 http://hdl.handle.net/10174/11353 TID:201125650 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11353 |
identifier_str_mv |
TID:201125650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia da Educação marinho.conceicao@gmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136535515234304 |