Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, C. E.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, A. M., Carvalho, H. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97443
Resumo: A investigação na Pedagogia do Desporto tem aberto vias inovadoras na abordagem do treino. Todavia, os resultados revelam reduzido impacto sobre as práticas dos treinadores. O presente estudo analisa a estrutura dos treinos de equipas jovens de Basquetebol e as percepções dos treinadores sobre a inovação pedagógica. Doze equipas sub-16 participaram no estudo. As sessões de uma semana de treino do período competitivo foram gravadas em video e analisadas através da versão reduzida do CAIS. Os doze treinadores responderam a entrevistas semi-estruturadas. Não foram observadas diferenças na estrutura das sessões semanais entre as equipas. Os treinadores conhecem as teorias recentes mas, na sua opinião, “não resultam”, porque a competição prevalece sobre a aprendizagem activa. Todos consideram que qualquer jogo com oposição representa “treino de tomada de decisão”. Os resultados conirmam pesquisas anteriores que sugerem que os treinadores constroem o seu conhecimento no âmbito da cultura do desporto e do clube. Palavras-chave:
id RCAP_376d4deaf7e2b25f366de90f4cea201e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessáriaBasqueteboltreinadorinovaçãotomada de decisãoBaloncestoentrenadorinnovacióntomada de decisiónBasketballcoachinnovationdecision-makingA investigação na Pedagogia do Desporto tem aberto vias inovadoras na abordagem do treino. Todavia, os resultados revelam reduzido impacto sobre as práticas dos treinadores. O presente estudo analisa a estrutura dos treinos de equipas jovens de Basquetebol e as percepções dos treinadores sobre a inovação pedagógica. Doze equipas sub-16 participaram no estudo. As sessões de uma semana de treino do período competitivo foram gravadas em video e analisadas através da versão reduzida do CAIS. Os doze treinadores responderam a entrevistas semi-estruturadas. Não foram observadas diferenças na estrutura das sessões semanais entre as equipas. Os treinadores conhecem as teorias recentes mas, na sua opinião, “não resultam”, porque a competição prevalece sobre a aprendizagem activa. Todos consideram que qualquer jogo com oposição representa “treino de tomada de decisão”. Os resultados conirmam pesquisas anteriores que sugerem que os treinadores constroem o seu conhecimento no âmbito da cultura do desporto e do clube. Palavras-chave:La investigación en Pedagogía Deportiva ha abierto caminos innovadores en el enfoque del entrenamiento. Sin embargo, los resultados muestran poco impacto en las prácticas de los entrenadores. Este estudio analiza la estructura de los entrenos de los equipos juveniles de baloncesto y percepciones de los entrenadores en la innovación pedagógica. Doce equipos sub-16 participaron en el estudio. Las sesiones a la semana de entrenamiento en el período competitivo se registraron en video y analizadas por la versión reducida del CAIS. Los doce entrenadores respondieron a entrevistas semiestructuradas. No se observaron diferencias en la estructura de las sesiones semanales entre los equipos. Los entrenadores saben las teorías recientes, pero, en su opinión, “ningún resultado” porque la competencia tiene prioridad sobre el aprendizaje activo. Todos creen que cualquier juego con oposición es “la formación de toma de decisiones”. Los resultados conirman investigaciones anteriores que sugieren que los entrenadores construyen su conocimiento en el contexto del deporte y de la cultura de club.Research in Sport Pedagogy has opened diverse and innovative teaching approaches both theoretically and practically. However, research indings have had little impact in altering coaches’ behaviours. he present study aims to examine the structure of practices in youth basketball teams and the perceptions of the coaches about pedagogical innovation. Twelve under-16 teams, ranging in ability from local to elite (8 male and 4 female) participated in the study. Each team was video recorded in all weekly practices during the competitive season using the reduced version of CAIS . Twelve coaches (aged 29 to 65 years, with 9 to 35 years of experience), attended semi-structured interviews about their concepts and use of pedagogical innovation. No diversity in practice structure was observed among the 12 coaches/teams. he only factor that inluenced the sequence and contents of the sessions was time to competition. Eight of the coaches said they did not care about sport pedagogy theories. he other four were aware of recent theories but, in their opinion, “it does not work”, because competition prevails over active learning. All coaches considered that every game with opposition in practice represents “decision making training”. he indings corroborate previous research suggesting that coaches construct their knowledge embedded in their sport and club culture, and that coach education programmes seem to have little relevance for coaches´ behaviour change1113-FF28-6C5F | Carlos Eduardo Barros Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/97443http://hdl.handle.net/10316/97443por2254-4070 (print)2340-8812 (on-line)cv-prod-710094Gonçalves, C. E.Martins, A. M.Carvalho, H. M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:43:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:25.442677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
title Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
spellingShingle Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
Gonçalves, C. E.
Basquetebol
treinador
inovação
tomada de decisão
Baloncesto
entrenador
innovación
tomada de decisión
Basketball
coach
innovation
decision-making
title_short Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
title_full Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
title_fullStr Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
title_full_unstemmed Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
title_sort Inovação pedagógica no basquetebol jovem : missão difícil mas necessária
author Gonçalves, C. E.
author_facet Gonçalves, C. E.
Martins, A. M.
Carvalho, H. M.
author_role author
author2 Martins, A. M.
Carvalho, H. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, C. E.
Martins, A. M.
Carvalho, H. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
treinador
inovação
tomada de decisão
Baloncesto
entrenador
innovación
tomada de decisión
Basketball
coach
innovation
decision-making
topic Basquetebol
treinador
inovação
tomada de decisão
Baloncesto
entrenador
innovación
tomada de decisión
Basketball
coach
innovation
decision-making
description A investigação na Pedagogia do Desporto tem aberto vias inovadoras na abordagem do treino. Todavia, os resultados revelam reduzido impacto sobre as práticas dos treinadores. O presente estudo analisa a estrutura dos treinos de equipas jovens de Basquetebol e as percepções dos treinadores sobre a inovação pedagógica. Doze equipas sub-16 participaram no estudo. As sessões de uma semana de treino do período competitivo foram gravadas em video e analisadas através da versão reduzida do CAIS. Os doze treinadores responderam a entrevistas semi-estruturadas. Não foram observadas diferenças na estrutura das sessões semanais entre as equipas. Os treinadores conhecem as teorias recentes mas, na sua opinião, “não resultam”, porque a competição prevalece sobre a aprendizagem activa. Todos consideram que qualquer jogo com oposição representa “treino de tomada de decisão”. Os resultados conirmam pesquisas anteriores que sugerem que os treinadores constroem o seu conhecimento no âmbito da cultura do desporto e do clube. Palavras-chave:
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97443
http://hdl.handle.net/10316/97443
url http://hdl.handle.net/10316/97443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2254-4070 (print)
2340-8812 (on-line)
cv-prod-710094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051388358656