A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14468 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_376d4fc45277881d6ec4f0484a422dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolarCriançasJardim de infânciaExpressões artísticasEducação físicaChildrenKindergartenArtistic expressionsPhysical educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório baseia-se na minha intervenção educativa, realizada no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), focando-se na sua análise e reflexão. Neste estágio, orientei a minha prática de acordo com as seguintes intencionalidades: estabelecer uma relação próxima e afetiva com as crianças, baseada na segurança, confiança, carinho e respeito; promover uma comunicação positiva e construtiva entre crianças para a resolução de conflitos; promover uma comunicação construtiva e colaborativa entre criança-adulto para a gestão e controle das emoções; promover e desenvolver atividades tendo em conta os interesses, necessidades e fragilidades das crianças como ser individual e como parte de um grupo. Relativamente às intencionalidades perante as famílias pautei estabelecer uma relação próxima com as mesmas, baseada na confiança e na partilha mútua de informação. No que diz respeito à equipa educativa norteei as minhas intenções em estabelecer uma relação de entreajuda e apoio. Da prática emergiu a seguinte problemática de investigação: A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas em idade pré-escolar, uma vez que no contexto socioeducativo as crianças tinham bastante contacto com esta área curricular. De modo a analisar este tema, realizei uma entrevista à educadora cooperante, uma entrevista às crianças mais novas e outra às crianças mais velhas e, ainda, um questionário às famílias. Através dos resultados obtidos na minha pesquisa, é possível afirmar que tanto a educadora cooperante como as famílias valorizam as expressões artísticas e conhecem grande parte dos seus contributos/benefícios. Por fim, reflito sobre a minha prática tendo concluindo que ter realizado planificações e reflexão das atividades, notas de campo e reflexões semanais acerca de temas que considerei pertinentes, contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Através da investigação, aprofundei as minhas capacidades investigativas e ainda o meu conhecimento acerca dos contributos das expressões artísticas em idade pré-escolar.ABSTRACT This report is based on my educational intervention, carried out within the Supervised Professional Practice II (RPS II), focusing on its analysis and reflection. In this internship, I guided my practice according to the following intentions: to establish a close and affectionate relationship with the children, based on security, trust, affection and respect; promote positive and constructive communication among children for conflict resolution; promote constructive and collaborative communication between child-adult for the management and control of emotions; promote and develop activities taking into account the interests, needs and weaknesses of children as an individual and as part of a group. With regard to intentions towards the families, I intended to establish a close relationship with them, based on trust and mutual sharing of information. With regard to the educational team, I guided my intentions to establish a relationship of mutual help and support. From the practice, the following research issue emerged: The valuation and contributions of physical education and artistic expressions in preschool age, since in the socio-educational context children had a lot of contact with this curricular area. In order to analyse this theme, I conducted an interview with the cooperating educator, an interview with the younger children and another with the older children, and also a questionnaire for the families. Through the results obtained in my research, it is possible to affirm that both the cooperating educator and the families value artistic expressions and recognize a great part of their contributions/benefits. Finally, I reflect on my practice, concluding that having carried out planning and reflection on activities, field notes and weekly reflections on topics that I considered pertinent, contributed to my personal and professional development. Through research, I deepened my investigative skills and also my knowledge about the contributions of artistic expressions in preschool age.Fuertes, MarinaRCIPLPedro, Cláudia de Sena2022-03-15T10:58:24Z2021-07-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14468TID:202935370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.263509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
title |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
spellingShingle |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar Pedro, Cláudia de Sena Crianças Jardim de infância Expressões artísticas Educação física Children Kindergarten Artistic expressions Physical education |
title_short |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
title_full |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
title_fullStr |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
title_sort |
A valorização e os contributos da educação física e das expressões artísticas na educação pré-escolar |
author |
Pedro, Cláudia de Sena |
author_facet |
Pedro, Cláudia de Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fuertes, Marina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Cláudia de Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Jardim de infância Expressões artísticas Educação física Children Kindergarten Artistic expressions Physical education |
topic |
Crianças Jardim de infância Expressões artísticas Educação física Children Kindergarten Artistic expressions Physical education |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 2021-07-14T00:00:00Z 2022-03-15T10:58:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14468 TID:202935370 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14468 |
identifier_str_mv |
TID:202935370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550896561651712 |