Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33825 |
Resumo: | O conhecimento acerca da aquisição dos constituintes fonológicos das crianças com alterações fonológicas é ainda relativamente es¬casso. Os resultados disponíveis na literatura provêm maioritaria¬mente de estudos com tarefas que recorrem à repetição de pseudo¬palavras. Neste trabalho, foi usado como instrumento de recolha de dados o CLCP-PE, construído à luz da fonologia não linear, de for¬ma a analisar o impacto das variáveis constituência silábica, acento de palavra, posição na palavra e extensão de palavra na produção de dois dos segmentos mais problemáticos no desenvolvimento fo¬nológico em PE: /l/ e /ɾ/. Resultados de crianças portuguesas com desenvolvimento típico serão comparados com os de crianças com desenvolvimento atípico (PEL e PSF), de forma a discutir o uso de /l/ e /ɾ/ em diferentes constituintes prosódicos como potenciais marcadores clínicos em PE. Os resultados obtidos mostraram um efeito significativo de todas as variáveis testadas nas crianças com desenvolvimento típico, tendo sido evidente a presença do efeito das variáveis constituência silábica, posição na palavra e extensão de palavra nas crianças com desenvolvimento atípico. |
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Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeuDesenvolvimento fonológico atípicoAquisição da fonologiaAvaliação fonológicaConstituintes prosódicosO conhecimento acerca da aquisição dos constituintes fonológicos das crianças com alterações fonológicas é ainda relativamente es¬casso. Os resultados disponíveis na literatura provêm maioritaria¬mente de estudos com tarefas que recorrem à repetição de pseudo¬palavras. Neste trabalho, foi usado como instrumento de recolha de dados o CLCP-PE, construído à luz da fonologia não linear, de for¬ma a analisar o impacto das variáveis constituência silábica, acento de palavra, posição na palavra e extensão de palavra na produção de dois dos segmentos mais problemáticos no desenvolvimento fo¬nológico em PE: /l/ e /ɾ/. Resultados de crianças portuguesas com desenvolvimento típico serão comparados com os de crianças com desenvolvimento atípico (PEL e PSF), de forma a discutir o uso de /l/ e /ɾ/ em diferentes constituintes prosódicos como potenciais marcadores clínicos em PE. Os resultados obtidos mostraram um efeito significativo de todas as variáveis testadas nas crianças com desenvolvimento típico, tendo sido evidente a presença do efeito das variáveis constituência silábica, posição na palavra e extensão de palavra nas crianças com desenvolvimento atípico.Repositório da Universidade de LisboaRamalho, Ana MargaridaLazzarotto-Volcão, CristianeFreitas, Maria João2018-06-06T14:10:37Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33825porRamalho, Ana Margarida, Cristiane Lazzarotto-Volcão & Maria João Freitas (2017): “Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu”. In Matraga - Estudos Linguísticos e Literários 24 (41): 497-523.2446-6905http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28714info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:38.881531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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