Contributos para uma definição de palavra fonológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/66260 |
Resumo: | A noção de palavra foi objeto de análise por várias áreas da linguística, apresentando em cada uma dessas áreas características diferentes. O nosso objeto de estudo circunscreve-se à noção de palavra prosódica. O estudo desenvolvido visa estabelecer indicadores que permitam delimitar a palavra em fonologia. A busca de indicadores implicou uma divisão deste estudo em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira, identificamos os indicadores referidos e verificamos a eficácia dos mesmos em cinco línguas europeias. Na segunda apresentamos um estudo experimental, no qual procuramos verificar que conceito de palavra existe numa criança, com cinco anos, antes de esta iniciar a aprendizagem da escrita e se esse conceito é influenciado por variáveis sociais. Do nosso estudo destaca-se a seguinte conclusão: a noção de palavra prosódica difere da palavra gráfica, sendo os limites da primeira estabelecidos pela conjunção de diferentes indicadores – condição de minimalidade, silabificação, restrições fonotáticas, acento, regras e processos fonológicos – e motivados por questões rítmicas. Entendemos que o presente trabalho poderá contribuir para uma definição de palavra prosódica em Português Europeu. |
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A noção de palavra foi objeto de análise por várias áreas da linguística, apresentando em cada uma dessas áreas características diferentes. O nosso objeto de estudo circunscreve-se à noção de palavra prosódica. O estudo desenvolvido visa estabelecer indicadores que permitam delimitar a palavra em fonologia. A busca de indicadores implicou uma divisão deste estudo em duas partes: uma teórica e outra prática. Na primeira, identificamos os indicadores referidos e verificamos a eficácia dos mesmos em cinco línguas europeias. Na segunda apresentamos um estudo experimental, no qual procuramos verificar que conceito de palavra existe numa criança, com cinco anos, antes de esta iniciar a aprendizagem da escrita e se esse conceito é influenciado por variáveis sociais. Do nosso estudo destaca-se a seguinte conclusão: a noção de palavra prosódica difere da palavra gráfica, sendo os limites da primeira estabelecidos pela conjunção de diferentes indicadores – condição de minimalidade, silabificação, restrições fonotáticas, acento, regras e processos fonológicos – e motivados por questões rítmicas. Entendemos que o presente trabalho poderá contribuir para uma definição de palavra prosódica em Português Europeu. |
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