Relacionamentos em sala de aula inclusiva: contributos para a avaliação do processo inclusivo da criança com perturbações do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Susana Barradas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12367
Resumo: A presente investigação pretende dar um contributo para o estudo do processo de inclusão escolar de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Assim, partimos da análise do relacionamento professor-aluno, titular (n =14) e de apoio (n =10), e do relacionamento entre pares (ao nível das preferências e rejeições). Neste estudo participaram 304 crianças, 20 (6,6%) delas com PEA, a frequentar turmas (n = 14) do 1º ciclo do ensino básico. Recorremos a uma Escala de Relacionamento Professor-aluno, uma técnica sociométrica e ao Desenho da classe. Concluímos com este estudo que a qualidade de relacionamento professor-aluno está associada com a situação de PEA e ao nível de inclusão social da criança no grupo turma. Os resultados sugerem que quando a criança apresenta PEA, o professor titular percepciona um relacionamento mais conflitual e dependente. Ao nível de aceitação pelos colegas, a criança com PEA aparece numa situação inferior face às crianças da turma; ### Abstract: This research aims to contribute the study of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorders (ASD). To this end, we start with the analysis of the relationship teacher-child, holder (n = 14) and support (n = 10), and the relationship between the pairs (in terms of preferences and rejections). The research is 304 children, 20 (6,6%) them with ASD, to attend classes (n = 14) of the 1st cycle of basic education. We used the teacherchild relationship scale, a sociometric technique and the classroom picture. We conclude form this study that the quality of teacher-child relationship is associated with the condition of ASD and the level of social inclusion of children in the class group. The results suggests that when children have ASD, the teacher perceives a more conflictual and dependent relationship. At the level of acceptance by the classmates, children with ASD appear to be in a disadvantage situation compared with other children in the class.
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