A cultura de segurança do doente: o caso da Marinha Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Maria Toscano dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10773
Resumo: Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
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spelling A cultura de segurança do doente: o caso da Marinha PortuguesaSegurança do doenteQualidade em saúdeCultura organizacionalMarinhaPatient safetyQuality in health careOrganizational cultureNavyPortugalMestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em SaúdeIntrodução: A Segurança do Doente (SD) constitui um dos grandes desafios dos cuidados de saúde dos nossos dias, sendo um fator fundamental para a Qualidade em Saúde. Torna-se indispensável que as organizações conheçam a perceção dos profissionais de saúde sobre a Cultura de Segurança do Doente (CSD), com o objetivo de introduzir medidas decorrentes do resultado dessa avaliação, alcançando melhores níveis de segurança e de qualidade nos cuidados. Objetivos: Avaliar a CSD nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) nos profissionais de saúde, da Marinha Portuguesa, identificando pontos fortes e áreas de melhorias. Método: Estudo descritivo/transversal, correlacional e quantitativo, aplicou-se um questionário online composto por duas partes: escala “Avaliação da CSD nos CSP” e “caraterização sociodemográfica/profissional”. Resultados: Numa população de 272 profissionais, verificou-se uma adesão de 55,5% (n=151), constituída maioritariamente por enfermeiros (70%). A generalidade desempenhava funções nas unidades em terra (64%), sendo a classe etária dos 39-47 anos a mais participativa (38%). Das dez dimensões avaliadas, identificaram-se seis com oportunidades de melhoria, três prioritárias “pressão e ritmo de trabalho” (29%), “apoio pela gestão de topo” (42%), “formação e treino dos profissionais” (48%), uma considerada como ponto forte “trabalho em equipa” (81%). As áreas da “qualidade e SD” (88%), e “gestão e troca de informação” (87%) representam as áreas fortes da CSD, na organização. Conclusões: Com uma média percentual de 57%, referentes às dez dimensões, três dessas apresentam resultados considerados críticos (inferiores a 50%). Torna-se, portanto, fundamental que a organização implemente ações de melhoria, para melhorar a CSD nos seus profissionais de saúde, e consequentemente garantir cuidados mais seguros.ABSTRACT - Introduction: Patient Safety is one of the major challenges of health care today, being a fundamental factor for Quality in Health. Organizations must know the perception of health professionals about the Patient Safety Culture, intending to introduce measures resulting from the result of this evaluation, achieving better levels of safety and quality of care. Objectives: To evaluate Patient Safety Culture in Primary Health Care in health professionals of the Portuguese Navy, identifying strengths and areas for improvement. Method: Descriptive/cross-sectional, correlational and quantitative study, an online questionnaire consisting of two parts was applied: scale “assessment of Patient Safety Culture in Primary Health Care” and “sociodemographic/professional characterization”. Results: In a population of 272 professionals, there was an adherence of 55.5% (n = 151), consisting mostly of nurses (70%). Most of them performed functions in the onshore units (64%), with the 39-47 age group being the most participative (38%). Of the ten dimensions assessed, six were identified as opportunities for improvement, three priority “work pressure and pace” (29%), “top management support” (42%), “professional training” (48% ), once considered as a strong point “teamwork” (81%). The areas of “Quality and Safety Patient” (88%) and “management and information exchange” (87%) represent Patient Safety Culture's strong areas in the organization. Conclusions: With a percentage average of 57%, referring to the ten dimensions, three of these present critical results (less than 50%). It is therefore essential that the organization implements improvement actions to improve Patient Safety Culture in its healthcare professionals, and consequently ensure safer care.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaEiras, MargaridaCarvalho, Luís BronzeRCIPLSantos, Sandra Maria Toscano dos2019-11-28T18:05:16Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10773TID:202314154porSantos SM. A cultura de segurança do doente: o caso da Marinha Portuguesa [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:07.480415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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