A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9558 |
Resumo: | RESUMO - O presente trabalho pretende estudar a cultura de segurança de doente em alunos do ensino superior, na área das tecnologias de diagnóstico e terapêutica. Esta problemática não tem sido abordada pela comunidade científica, pelo que o seu estudo é relevante. Os alunos que finalizam a licenciatura estão legalmente autorizados para intervir perante o doente, contudo, a sensibilidade que têm para as questões da segurança do doente deve ser analisada com o intuito de melhorar a sua preparação como futuros profissionais de saúde. Neste estudo participaram 180 alunos estratificados consoante o curso e sexo de modo a obter uma amostra representativa da população alvo. Foi constituído um questionário com 31 itens numa escala dicotómica que avaliam a cultura de segurança do doente em 7 dimensões – liderança, trabalho de equipa, a prática baseada na evidência científica, a comunicação, a aprendizagem, a justiça, e a prática clínica centrada no doente. Pode igualmente compor-se uma medida global de cultura de segurança do doente através do somatório das 7 dimensões. Os resultados evidenciam a existência de uma correlação positiva moderada entre as dimensões – Trabalho em equipa (0,660); Liderança (0,610); Prática baseada na evidência científica (0,627); Ambiente justo (0,570); Comunicação (0,501) e o Total. |
id |
RCAP_927ff959617a9686f1a15a3932af9b11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúdeSegurança do doenteCultura OrganizacionalFormaçãoPatient safetyOrganizational CultureFormationRESUMO - O presente trabalho pretende estudar a cultura de segurança de doente em alunos do ensino superior, na área das tecnologias de diagnóstico e terapêutica. Esta problemática não tem sido abordada pela comunidade científica, pelo que o seu estudo é relevante. Os alunos que finalizam a licenciatura estão legalmente autorizados para intervir perante o doente, contudo, a sensibilidade que têm para as questões da segurança do doente deve ser analisada com o intuito de melhorar a sua preparação como futuros profissionais de saúde. Neste estudo participaram 180 alunos estratificados consoante o curso e sexo de modo a obter uma amostra representativa da população alvo. Foi constituído um questionário com 31 itens numa escala dicotómica que avaliam a cultura de segurança do doente em 7 dimensões – liderança, trabalho de equipa, a prática baseada na evidência científica, a comunicação, a aprendizagem, a justiça, e a prática clínica centrada no doente. Pode igualmente compor-se uma medida global de cultura de segurança do doente através do somatório das 7 dimensões. Os resultados evidenciam a existência de uma correlação positiva moderada entre as dimensões – Trabalho em equipa (0,660); Liderança (0,610); Prática baseada na evidência científica (0,627); Ambiente justo (0,570); Comunicação (0,501) e o Total.ABSTRACT - The present work intends to study the patient safety culture on students in higher education, in the area of diagnostic and therapeutic technologies. This problem has not been addressed by the scientific community, so its study is relevant due to the role that the TDT have before the patient. Students who finish a degree are legally entitled to act before the patient, however, the sensitivity that they have for patient safety issues must be considered in order to improve their preparation as future health care professionals. This study involved 180 students laminated depending on the course and sex in order to get a representative sample of the target population. A questionnaire was set up with 31 items in a dichotomous scale that assesses the patient safety culture in 7 dimensions – leadership, teamwork, evidence-based, communication, learning, just, and the patient centered. It can also be composed a global measure of patient safety culture through the sum of the seven dimensions. The results demonstrate the existence of a moderate positive correlation between the dimensions – Teamwork (0.660); Leadership (0.610); Evidence-based (0.627); Just (0.570); Communication (0.501) and the Total.Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde PúblicaTavares, DavidRUNRicardo, Diogo2013-05-10T11:09:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:43Zoai:run.unl.pt:10362/9558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:53.843613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
title |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
spellingShingle |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde Ricardo, Diogo Segurança do doente Cultura Organizacional Formação Patient safety Organizational Culture Formation |
title_short |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
title_full |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
title_fullStr |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
title_full_unstemmed |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
title_sort |
A cultura de segurança do doente em alunos do 4º ano dos cursos de tecnologias da saúde |
author |
Ricardo, Diogo |
author_facet |
Ricardo, Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, David RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Diogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do doente Cultura Organizacional Formação Patient safety Organizational Culture Formation |
topic |
Segurança do doente Cultura Organizacional Formação Patient safety Organizational Culture Formation |
description |
RESUMO - O presente trabalho pretende estudar a cultura de segurança de doente em alunos do ensino superior, na área das tecnologias de diagnóstico e terapêutica. Esta problemática não tem sido abordada pela comunidade científica, pelo que o seu estudo é relevante. Os alunos que finalizam a licenciatura estão legalmente autorizados para intervir perante o doente, contudo, a sensibilidade que têm para as questões da segurança do doente deve ser analisada com o intuito de melhorar a sua preparação como futuros profissionais de saúde. Neste estudo participaram 180 alunos estratificados consoante o curso e sexo de modo a obter uma amostra representativa da população alvo. Foi constituído um questionário com 31 itens numa escala dicotómica que avaliam a cultura de segurança do doente em 7 dimensões – liderança, trabalho de equipa, a prática baseada na evidência científica, a comunicação, a aprendizagem, a justiça, e a prática clínica centrada no doente. Pode igualmente compor-se uma medida global de cultura de segurança do doente através do somatório das 7 dimensões. Os resultados evidenciam a existência de uma correlação positiva moderada entre as dimensões – Trabalho em equipa (0,660); Liderança (0,610); Prática baseada na evidência científica (0,627); Ambiente justo (0,570); Comunicação (0,501) e o Total. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-05-10T11:09:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9558 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa. Escola Nacional de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137833366061056 |