Avaliação do desempenho e mudança em contabilidade de gestão (o caso da direção regional de administração educativa da região autónoma da Madeira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Raquel Jardim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8472
Resumo: Ao longo dos últimos anos, têm ocorrido mudanças nos sistemas de avaliação do desempenho (AD). Em 2004, surgiu a lei nº10/2004, de 22 de Março, que obrigava as organizações da administração direta do Estado a substituir o Sistema de Classificação de Serviço (SCS) por um novo sistema de AD: o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP). O objetivo principal desta dissertação é identificar, descrever e explicar o processo de implementação do SIADAP na Direção Regional da Administração Educativa (DRAE), de modo a compreender não só o porquê dessa mudança, mas também, e essencialmente, como se processou tal mudança. Interessa compreender, nomeadamente, como e por que foi introduzido o SIADAP-Região Autónoma da Madeira (RAM); como e por que se implementou o SIADAP-RAM na DRAE, e por fim, como tem sido utilizada a informação proveniente do SIADAP-RAM na DRAE e porquê. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso descritivo e explanatório (Yin, 2003). Os dados secundários foram recolhidos em documentos. Procedeu-se também à recolha de dados primários através de inquérito por entrevista semiestruturada, de modo a obter pormenores do processo de implementação do SIADAP na DRAE. Foram entrevistados 43 avaliadores e avaliados da DRAE. Através da análise dos documentos legislativos e com base nos resultados das entrevistas realizadas aos avaliadores e avaliados, concluiu-se que os avaliadores da DRAE não executam o processo de AD, estabelecido por lei, de forma uniforme. Verificou-se que existem diversas e distintas opiniões por parte dos avaliadores e avaliados, acerca do SIADAP, e que não houve muita resistência à mudança por parte dos avaliadores e dos avaliados. A principal dificuldade que a DRAE teve em implementar o SIADAP foi em definir objetivos que fossem bem expressos para os avaliados, em definir metas e instrumentos para medir o alcance desses objetivos. Over recent years, there have been changes in performance measurement system (PMS). In 2004, Law No. 10/2004 of 22 March forced organizations under direct administration of the State to replace the Classification of Service System (CSS) for a new PMS: the Integrated Performance Measurement System for Public Administration (IPMSPA). The main objective of this dissertation is to identify, describe and explain the implementation process of IPMSPA at the Regional Council on Educational Administration (RCEA), in order to understand how and why this change occurs, particularly how and why IPMSPA was introduced, implemented and used in Autonomous Region of Madeira (ARM). The research method used was a descriptive and explanatory case study (Yin, 2003). Secondary data were collected from documents. Primary data were collected through in-depth interviews to obtain details of the implementation process of IPMSPA-ARM. 43 persons were interviewed (evaluators and persons being evaluated). Through analysis of legislative documents and based on the results of interviews, it was concluded that evaluators of RCEA did not execute homogeneously the new PMS established by law. It was verified that there are several and different interpretations by evaluators and persons being evaluated, related IPMSPA, and that there was not much resistance to change from both of them. The main RCEA difficulty in IPMSPA implementation process was a clear goals definition well for persons being evaluated, defining measures and instruments to achieve objectives. Com el decorrer de los últimos años, han ocurrido mudanzas en los sistemas de avaluación de desempeño (AD). En 2004, surgió la lei nº 10/2004, de 22 de Marzo, que obligaba a las organizaciones de administración directa del Estado a substituir el Sistema de Clasificación de Servicio (SCS) por un nuevo sistema de AD: el Sistema Integrado de Evaluación del Desempeño en la Administración Publica (SIADAP). El objetivo principal desta disertación és identificar, describir y explicar el proceso de implementación del SIADAP en la Dirección Regional de la Administración Educativa (DRAE), de modo a comprender el porque desta mudanza como también, y esencialmente, como se procesó tal mudanza. Interesa comprender, nomeadamente, como y porque fue introduzido el SIADAP- Región Autónoma de Madeira (RAM); como y porque se a implemento el SIADAP-RAM en la DRAE, y por fin, como a sido utilizada la información proveniente del SIADAP-RAM en la DRAE y porque. El método de investigación utilizado fue el estudio de caso descriptivo y exploratorio (Yin, 2003). Los dados secundarios fueron recogidos en documentos. Se procedió también a recoger dados primarios a traves de una encuesta por entrevista parcialmente estructurada, de modo a obtener pormenores del proceso de implementación del SIADAP na DRAE. Fueron entrevistados 43 evaluadores e evaluados de la DRAE. A traves de la analise de los documentos legislativos y com base en los resultados de las entrevistas realizadas a los evaluadores y evaluados, se concluyo que los evaluadores de la DRAE no ejecutan el proceso de AD, establecido por lei, de una forma uniforme. Se verificó que existen varias y distintas opiniones por parte de los evaluadores e evaluados sobre el SIADAP y también que no hubo mucha resistencia a la mudanza por parte de los evaluadores y de los evaluados. La principal dificultad que tubo la DRAE para implementar el SIADAP fue en definir objetivos que fuesen bien claros para los evaluados y metas y instrumentos para medir el alcance de esos objetivos.
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Verificou-se que existem diversas e distintas opiniões por parte dos avaliadores e avaliados, acerca do SIADAP, e que não houve muita resistência à mudança por parte dos avaliadores e dos avaliados. A principal dificuldade que a DRAE teve em implementar o SIADAP foi em definir objetivos que fossem bem expressos para os avaliados, em definir metas e instrumentos para medir o alcance desses objetivos. Over recent years, there have been changes in performance measurement system (PMS). In 2004, Law No. 10/2004 of 22 March forced organizations under direct administration of the State to replace the Classification of Service System (CSS) for a new PMS: the Integrated Performance Measurement System for Public Administration (IPMSPA). 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It was verified that there are several and different interpretations by evaluators and persons being evaluated, related IPMSPA, and that there was not much resistance to change from both of them. The main RCEA difficulty in IPMSPA implementation process was a clear goals definition well for persons being evaluated, defining measures and instruments to achieve objectives. Com el decorrer de los últimos años, han ocurrido mudanzas en los sistemas de avaluación de desempeño (AD). En 2004, surgió la lei nº 10/2004, de 22 de Marzo, que obligaba a las organizaciones de administración directa del Estado a substituir el Sistema de Clasificación de Servicio (SCS) por un nuevo sistema de AD: el Sistema Integrado de Evaluación del Desempeño en la Administración Publica (SIADAP). El objetivo principal desta disertación és identificar, describir y explicar el proceso de implementación del SIADAP en la Dirección Regional de la Administración Educativa (DRAE), de modo a comprender el porque desta mudanza como también, y esencialmente, como se procesó tal mudanza. Interesa comprender, nomeadamente, como y porque fue introduzido el SIADAP- Región Autónoma de Madeira (RAM); como y porque se a implemento el SIADAP-RAM en la DRAE, y por fin, como a sido utilizada la información proveniente del SIADAP-RAM en la DRAE y porque. El método de investigación utilizado fue el estudio de caso descriptivo y exploratorio (Yin, 2003). Los dados secundarios fueron recogidos en documentos. Se procedió también a recoger dados primarios a traves de una encuesta por entrevista parcialmente estructurada, de modo a obtener pormenores del proceso de implementación del SIADAP na DRAE. Fueron entrevistados 43 evaluadores e evaluados de la DRAE. A traves de la analise de los documentos legislativos y com base en los resultados de las entrevistas realizadas a los evaluadores y evaluados, se concluyo que los evaluadores de la DRAE no ejecutan el proceso de AD, establecido por lei, de una forma uniforme. Se verificó que existen varias y distintas opiniones por parte de los evaluadores e evaluados sobre el SIADAP y también que no hubo mucha resistencia a la mudanza por parte de los evaluadores y de los evaluados. La principal dificultad que tubo la DRAE para implementar el SIADAP fue en definir objetivos que fuesen bien claros para los evaluados y metas y instrumentos para medir el alcance de esos objetivos.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e GestãoPires, Amélia M.M.Leite, JoaquimBiblioteca Digital do IPBSilva, Vanessa Raquel Jardim2013-06-17T10:32:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8472TID:201427869porSilva, Vanessa Raquel Jardim (2013). Avaliação do desempenho e mudança em contabilidade de gestão (o caso da direção regional de administração educativa da região autónoma da Madeira). Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:57.595182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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O método de investigação utilizado foi o estudo de caso descritivo e explanatório (Yin, 2003). Os dados secundários foram recolhidos em documentos. Procedeu-se também à recolha de dados primários através de inquérito por entrevista semiestruturada, de modo a obter pormenores do processo de implementação do SIADAP na DRAE. Foram entrevistados 43 avaliadores e avaliados da DRAE. Através da análise dos documentos legislativos e com base nos resultados das entrevistas realizadas aos avaliadores e avaliados, concluiu-se que os avaliadores da DRAE não executam o processo de AD, estabelecido por lei, de forma uniforme. Verificou-se que existem diversas e distintas opiniões por parte dos avaliadores e avaliados, acerca do SIADAP, e que não houve muita resistência à mudança por parte dos avaliadores e dos avaliados. A principal dificuldade que a DRAE teve em implementar o SIADAP foi em definir objetivos que fossem bem expressos para os avaliados, em definir metas e instrumentos para medir o alcance desses objetivos. Over recent years, there have been changes in performance measurement system (PMS). In 2004, Law No. 10/2004 of 22 March forced organizations under direct administration of the State to replace the Classification of Service System (CSS) for a new PMS: the Integrated Performance Measurement System for Public Administration (IPMSPA). The main objective of this dissertation is to identify, describe and explain the implementation process of IPMSPA at the Regional Council on Educational Administration (RCEA), in order to understand how and why this change occurs, particularly how and why IPMSPA was introduced, implemented and used in Autonomous Region of Madeira (ARM). The research method used was a descriptive and explanatory case study (Yin, 2003). 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Se procedió también a recoger dados primarios a traves de una encuesta por entrevista parcialmente estructurada, de modo a obtener pormenores del proceso de implementación del SIADAP na DRAE. Fueron entrevistados 43 evaluadores e evaluados de la DRAE. A traves de la analise de los documentos legislativos y com base en los resultados de las entrevistas realizadas a los evaluadores y evaluados, se concluyo que los evaluadores de la DRAE no ejecutan el proceso de AD, establecido por lei, de una forma uniforme. Se verificó que existen varias y distintas opiniones por parte de los evaluadores e evaluados sobre el SIADAP y también que no hubo mucha resistencia a la mudanza por parte de los evaluadores y de los evaluados. La principal dificultad que tubo la DRAE para implementar el SIADAP fue en definir objetivos que fuesen bien claros para los evaluados y metas y instrumentos para medir el alcance de esos objetivos.
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