Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97398
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_37a9b537cdeb56e91294559d94862277
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021Teacher Training Report, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.Estágio PedagógicoEducação FísicaMotivaçãoConfinamentoNível de EscolaridadeTeacher trainingPhysical EducationMotivationCovid-19 LockdownLevel of EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo relatar o resultado da experiência profissional, bem como acontecimentos e vivências experienciadas ao longo do Estágio Pedagógico, efetuado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo de 2020/2021, com a turma B do décimo ano de escolaridade. O Estágio Pedagógico representa o pináculo da nossa formação académica, sendo este o momento em que temos a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos que fomos adquirindo e que nos foram transmitidos ao longo do nosso percurso académico, em contexto real de ensino, e de nos munirmos de ferramentas essenciais que nos irão ajudar futuramente como docentes de Educação Física. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, durante o qual refiro as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caracterização do contexto. O segundo é referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde reflito aprofundadamente acerca das várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, sendo elas as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Para além disso, abordarei toda a minha experiência relativa à modalidade de Ensino à Distância. O terceiro e último capítulo é alusivo ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado pelo “Efeito do Confinamento na Motivação dos Alunos para a Prática de Educação Física”, aplicado em dois momentos, antes do confinamento e após o confinamento, com o objetivo de perceber o seu efeito na motivação dos alunos do décimo e décimo segundo anos face à Educação Física.This Teacher Training Report is part of the curricular unit “Pedagogical Report”, belonging to the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education for the Basic and Secondary years, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document aims to report the result of a professional experience, as well as events and experiences lived throughout the Teacher Training, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.The Teacher training represents the pinnacle of our academic training, this being the moment when we have the opportunity to put into practice all teachings that we have been acquiring and that have been transmitted to us throughout our academic path, in a real teaching context, and equipping ourselves with essential tools that will help us in the future as teachers of Physical Education. This document is divided into three chapters. The first concerns the contextualization of the practice developed, during which I refer to the initial expectations, the training project and the characterization of the context. The second refers to the reflective analysis on pedagogical practice, where I reflect in depth on the various areas that are part of the Pedagogical Internship, namely the teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude . In addition, I will cover all my experience related to the Distance Learning modality. The third and last chapter refers to the deepening of the Theme-Problem, characterized by the "Effect of Covid-19 Lockdown on the Motivation of Students to Practice Physical Education", applied in two phases, before lockdown and after lockdown, with the aim of understanding its effect on the motivation of tenth and twelfth year students towards Physical Education.2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97398http://hdl.handle.net/10316/97398TID:202896005porRodrigues, Mariana Inês Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.352478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
Teacher Training Report, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Confinamento
Nível de Escolaridade
Teacher training
Physical Education
Motivation
Covid-19 Lockdown
Level of Education
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
author Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
author_facet Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Confinamento
Nível de Escolaridade
Teacher training
Physical Education
Motivation
Covid-19 Lockdown
Level of Education
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Confinamento
Nível de Escolaridade
Teacher training
Physical Education
Motivation
Covid-19 Lockdown
Level of Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97398
http://hdl.handle.net/10316/97398
TID:202896005
url http://hdl.handle.net/10316/97398
identifier_str_mv TID:202896005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051514187776