Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97398 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_37a9b537cdeb56e91294559d94862277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021Teacher Training Report, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.Estágio PedagógicoEducação FísicaMotivaçãoConfinamentoNível de EscolaridadeTeacher trainingPhysical EducationMotivationCovid-19 LockdownLevel of EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo relatar o resultado da experiência profissional, bem como acontecimentos e vivências experienciadas ao longo do Estágio Pedagógico, efetuado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo de 2020/2021, com a turma B do décimo ano de escolaridade. O Estágio Pedagógico representa o pináculo da nossa formação académica, sendo este o momento em que temos a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos que fomos adquirindo e que nos foram transmitidos ao longo do nosso percurso académico, em contexto real de ensino, e de nos munirmos de ferramentas essenciais que nos irão ajudar futuramente como docentes de Educação Física. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, durante o qual refiro as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caracterização do contexto. O segundo é referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde reflito aprofundadamente acerca das várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, sendo elas as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Para além disso, abordarei toda a minha experiência relativa à modalidade de Ensino à Distância. O terceiro e último capítulo é alusivo ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado pelo “Efeito do Confinamento na Motivação dos Alunos para a Prática de Educação Física”, aplicado em dois momentos, antes do confinamento e após o confinamento, com o objetivo de perceber o seu efeito na motivação dos alunos do décimo e décimo segundo anos face à Educação Física.This Teacher Training Report is part of the curricular unit “Pedagogical Report”, belonging to the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education for the Basic and Secondary years, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document aims to report the result of a professional experience, as well as events and experiences lived throughout the Teacher Training, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.The Teacher training represents the pinnacle of our academic training, this being the moment when we have the opportunity to put into practice all teachings that we have been acquiring and that have been transmitted to us throughout our academic path, in a real teaching context, and equipping ourselves with essential tools that will help us in the future as teachers of Physical Education. This document is divided into three chapters. The first concerns the contextualization of the practice developed, during which I refer to the initial expectations, the training project and the characterization of the context. The second refers to the reflective analysis on pedagogical practice, where I reflect in depth on the various areas that are part of the Pedagogical Internship, namely the teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude . In addition, I will cover all my experience related to the Distance Learning modality. The third and last chapter refers to the deepening of the Theme-Problem, characterized by the "Effect of Covid-19 Lockdown on the Motivation of Students to Practice Physical Education", applied in two phases, before lockdown and after lockdown, with the aim of understanding its effect on the motivation of tenth and twelfth year students towards Physical Education.2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97398http://hdl.handle.net/10316/97398TID:202896005porRodrigues, Mariana Inês Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.352478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 Teacher Training Report, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling. |
title |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 Rodrigues, Mariana Inês Nogueira Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Confinamento Nível de Escolaridade Teacher training Physical Education Motivation Covid-19 Lockdown Level of Education |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021 |
author |
Rodrigues, Mariana Inês Nogueira |
author_facet |
Rodrigues, Mariana Inês Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mariana Inês Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Confinamento Nível de Escolaridade Teacher training Physical Education Motivation Covid-19 Lockdown Level of Education |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Motivação Confinamento Nível de Escolaridade Teacher training Physical Education Motivation Covid-19 Lockdown Level of Education |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97398 http://hdl.handle.net/10316/97398 TID:202896005 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97398 |
identifier_str_mv |
TID:202896005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134051514187776 |