Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19792
Resumo: Face às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógica
id RCAP_37ae3208e8eebb0e5e560c20e9201f98
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19792
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?InovaçãoInovação pedagógicaLiderançasInnovationPedagogical innovationLeadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoFace às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógicaGiven the constant changes in society, the access to a wide range of information through the most varied means, especially the digital ones, it becomes perennial to observe how the school still manages to motivate students, to respond to their needs and interests, having as its primary objective the ability to innovate and as a general concern the educational success. In a certain crisis of traditional teaching, who is responsible for trying to improve and optimize the teaching and learning process and to promote a change of vision on education? Therefore, the starting question for this research project is "How can school leaders influence pedagogical innovation in the teaching and learning process? Thus, this project intends through a review of authors on this topic and a case study of a school, to try to understand the implications of leadership on the promotion of innovative teaching practices and the integration of innovative projects capable of positively benefiting students and, consequently, contributing to their academic success. Overall, it was found that the school under study has a body of teachers motivated for the development of innovative practices and projects, this enthusiasm is shared with the top leadership which, according to the data obtained in the empirical study, strives to create an environment that provides different and innovative pedagogical-curricular methodologies, driving different projects - either through its own initiative, or through the involvement and support given in projects presented by others, or through the creation and provision of structural, human and financial conditions that help the development of these projects. As a result of the results obtained, an action plan was created based on three axes: one linked to the (continuous) training of teachers, another to the organizational structure and, finally, one related to promoting the participation of other educational agents in the process(es) of pedagogical innovationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPereira, Pedro Duarte Barbosa GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPaiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira2022-02-04T15:08:42Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19792TID:202928870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:49.866545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
title Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
spellingShingle Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira
Inovação
Inovação pedagógica
Lideranças
Innovation
Pedagogical innovation
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
title_full Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
title_fullStr Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
title_full_unstemmed Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
title_sort Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
author Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira
author_facet Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Inovação pedagógica
Lideranças
Innovation
Pedagogical innovation
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inovação
Inovação pedagógica
Lideranças
Innovation
Pedagogical innovation
Leadership
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Face às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-04T15:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19792
TID:202928870
url http://hdl.handle.net/10400.22/19792
identifier_str_mv TID:202928870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131485752524800