Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19792 |
Resumo: | Face às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógica |
id |
RCAP_37ae3208e8eebb0e5e560c20e9201f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19792 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?InovaçãoInovação pedagógicaLiderançasInnovationPedagogical innovationLeadershipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoFace às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógicaGiven the constant changes in society, the access to a wide range of information through the most varied means, especially the digital ones, it becomes perennial to observe how the school still manages to motivate students, to respond to their needs and interests, having as its primary objective the ability to innovate and as a general concern the educational success. In a certain crisis of traditional teaching, who is responsible for trying to improve and optimize the teaching and learning process and to promote a change of vision on education? Therefore, the starting question for this research project is "How can school leaders influence pedagogical innovation in the teaching and learning process? Thus, this project intends through a review of authors on this topic and a case study of a school, to try to understand the implications of leadership on the promotion of innovative teaching practices and the integration of innovative projects capable of positively benefiting students and, consequently, contributing to their academic success. Overall, it was found that the school under study has a body of teachers motivated for the development of innovative practices and projects, this enthusiasm is shared with the top leadership which, according to the data obtained in the empirical study, strives to create an environment that provides different and innovative pedagogical-curricular methodologies, driving different projects - either through its own initiative, or through the involvement and support given in projects presented by others, or through the creation and provision of structural, human and financial conditions that help the development of these projects. As a result of the results obtained, an action plan was created based on three axes: one linked to the (continuous) training of teachers, another to the organizational structure and, finally, one related to promoting the participation of other educational agents in the process(es) of pedagogical innovationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPereira, Pedro Duarte Barbosa GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPaiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira2022-02-04T15:08:42Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19792TID:202928870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:49.866545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
title |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
spellingShingle |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira Inovação Inovação pedagógica Lideranças Innovation Pedagogical innovation Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
title_full |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
title_fullStr |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
title_full_unstemmed |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
title_sort |
Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem? |
author |
Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira |
author_facet |
Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Andreia Sofia Ribeiro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Inovação pedagógica Lideranças Innovation Pedagogical innovation Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Inovação Inovação pedagógica Lideranças Innovation Pedagogical innovation Leadership Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Face às constantes mudanças da sociedade, ao acesso a um rol de informações através dos mais variados meios, sobretudo, dos digitais, torna-se perentório observar de que forma a escola ainda consegue motivar os alunos, responder às suas necessidades e interesses, tendo como objetivo primordial a capacidade de inovar e como preocupação generalizada o sucesso educativo. Mediante certa crise do ensino tradicional quem se responsabiliza por tentar melhorar e otimizar o processo de ensino e de aprendizagem e promover a mudança de visão sobre a educação? Surge, então, no âmbito deste projeto de investigação, a pergunta de partida “Como podem os líderes de uma escola influenciar a inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem?”. Assim, o presente projeto pretende através da revisão de autores sobre esta temática e de um estudo de caso de uma escola, tentar perceber quais as implicações de uma liderança sobre a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e a integração de projetos inovadores capazes de beneficiar positivamente os alunos e, consequentemente, contribuir para o seu sucesso escolar. De uma forma global, verificou-se que a escola em estudo possui um corpo de docentes motivado para o desenvolvimento de práticas e projetos inovadores, entusiasmo esse dividido com a liderança de topo que, de acordo, com os dados obtidos no estudo empírico, empenha-se em criar um ambiente proporcionador de metodologias pedagógico-curriculares diferentes e inovadoras, impulsionando distintos projetos - quer através de iniciativa própria, quer através da implicação e apoio dado em projetos apresentados por terceiros, quer através da criação e disponibilização de condições estruturais, humanas e financeiras que ajudem o desenvolvimento desses mesmos projetos. Em consequência dos resultados obtidos, foi criado um plano de ação assente em três eixos: um ligado à formação (contínua) de professores, outro à estrutura organizacional e, por último, um relacionado com a promoção da participação de outros agentes educativos no(s) processo(s) de inovação pedagógica |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-02-04T15:08:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19792 TID:202928870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19792 |
identifier_str_mv |
TID:202928870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131485752524800 |