Satisfação dos utentes atendidos pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública- DGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2450
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária
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spelling Satisfação dos utentes atendidos pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública- DGSLinha de Saúde PúblicaSatisfação de utentesEnfermagem comunitariaDireção Geral de SaúdeRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem ComunitáriaO presente trabalho consiste num relatório crítico e reflexivo tradutor das atividades desenvolvidas ao longo da formação pós-graduada em Enfermagem Comunitária em contexto da Linha de Saúde Pública da Direção Geral da Saúde. A Enfermagem Comunitária implica uma diversidade de áreas de intervenção pelo que, o Enfermeiro com esta especialidade, deve estar capacitado para intervir em qualquer problema de saúde identificado na comunidade, grupo ou pessoa refletindo o desenvolvimento e a aquisição de competências no cuidado em enfermagem avançada. Após a realização do diagnóstico de enfermagem, desenvolvido no Estágio I, aos enfermeiros da LSP de onde emergiu a necessidade/ problema de avaliar a satisfação dos utentes com o serviço prestado, analisamo-la numa perspetiva de intervenção como indicador de avaliação da qualidade enquanto preocupação atual e crescente no contexto da prestação de cuidados de saúde. Procuramos a partir daqui perceber a satisfação dos utentes da LSP, segundo entrevista telefónica com recurso a ICD da DGS. Com a análise dos dados daqui resultantes que evidenciam globalmente a satisfação com o serviço prestado pelos enfermeiros da LSP, surge a sugestão da necessidade de divulgação deste serviço à população em geral. Neste sentido, orientámos o 2º Estágio para esta última área, e perante a necessidade identificada por parte dos utentes da LSP de divulgação do serviço, com base nas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e especificamente as competências G2. “Contribui para o processo de capacitação de grupos e comunidades” e G2.3. “Procede à gestão da informação em saúde aos grupos e comunidade”, propusemonos perceber que estratégias promovem a procura de informação pelas comunidades e que instrumentos se adequam à disseminação de informação deste tipo de serviço inovador, com recurso à revisão sistemática da literatura. A partir desta desenvolvemos um programa de intervenção para com os enfermeiros da LSP perspetivando estratégias de divulgação fundamentadas numa prática baseada na evidência, contextualizado no modelo de decisão e inovação. No desenvolvimento do nosso percurso de mestrado, refletimos sobre a dimensão da satisfação, que analisámos à luz da política de qualidade proposta pela DGS, enquanto matriz orientadora de uma análise critica, da qual emergiram algumas sugestões estratégicas e inovadoras. Neste relatório refletimos ainda os principais contributos inerentes ao percurso realizado no sentido do desenvolvimento de competências especializadas. The present work consists in a critical and reflective report that translates the activities developed along the postgraduate training in Community Nursing in context of the public health line (PHL)of the General Direction of Health (GDH). Community Nursing implies a diversity of areas of intervention, the Nurse with this specialty, must be able to intervene in any health problem identified in the community group or person reflecting the development and acquisition of advanced nursing care skills. After the completion of nursing diagnosis, developed in Internship I, the nurses of PHL where emerged the need/problem to assess users ' satisfaction with the service provided, we analysed it in a perspective of intervention as an indicator for assessing the quality as a current and growing concern in the context of the delivery of health care. We tried from here to realize the satisfaction of users of the PHL, according to a telephone interview using DCI of the GDH. With the analysis of the resulting data that show overall satisfaction with the service provided by the nurses of the PHL, outcomes suggestion of the need for dissemination of this service to the public in general. In this sense, we oriented the 2nd Internship to this last area, and to the need identified by the users of the PHL service disclosure, based on the skills of nurses and nurse specialist skills specifically G2. "It contributes to the process of empowerment of groups and communities" and G2.3 "To manage health information to groups and community", we aimed to understand what strategies promote the demand for information by communities and which instruments are suited for dissemination of information of this kind of innovative service, using the review systematic literature. From this, we developed a program of intervention for the nurses of the PHL foreseeing disclosure strategies grounded in evidencebased, contextualized in decision-making and innovation model. In the development of our master branch of studies, we reflect on the extent of satisfaction that we have looked at in the light of the quality policy proposed by the GDH, while guiding a critical analysis matrix, from which emerged a few strategic and innovative suggestions. In this report, we also reflect the main contributions inherent to our route held in order to development of expertise skills.Santos, IreneAmendoeira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRosa, Marta2019-02-21T09:31:15Z2017-092017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2450TID:202547078porRosa, M. (2017). Satisfação dos utentes atendidos pelos enfermeiros da Linha de Saúde Pública- DGS. Santarém : Escola Superior de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:29.918790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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