Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hespanhol,Alberto
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ribeiro,Orquídea, Costa-Pereira,Altamiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002
Resumo: Objectivos: Conhecer a satisfação global dos utentes do Centro de Saúde São João, bem como a sua satisfação com os diferentes aspectos do Centro de Saúde. Métodos: Questionário de auto-resposta distribuído a todos os utentes que recorreram ao Centro de Saúde São João durante uma semana de selecção aleatória (10 a 14 de Maio de 2004). Resultados: Quinhentos e setenta e seis utentes (78%) responderam ao questionário. Todas as variáveis de satisfação dos utentes com o Centro de Saúde e com os seus diferentes aspectos apresentam valores elevados de medianas, de percentis 90 e de percentis 10, com excepção dos seguintes aspectos: 19,11 e 7 por cento dos inquiridos discorda maioritariamente com, respectivamente ‘Estou satisfeito com o tempo que demoro até conseguir a marcação de uma consulta’, ‘Espero pouco tempo neste Centro de Saúde, desde a altura que chego, até ser atendido(a)’ e ‘É fácil deslocar-me até este Centro de Saúde’. Conclusão: Os utentes do Centro de Saúde São João apresentam níveis elevados de satisfação com os cuidados de saúde prestados, com excepção dos tempos de espera. Este problema de qualidade deve ser seleccionado para desencadear vários Ciclos para Assegurar Qualidade, integrados num Programa para Estabelecer um Sistema para Assegurar Qualidade no Centro de Saúde São João.
id RCAP_990c097972d9e19a9525d7ea5e0f198c
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-34132005000400002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentescuidados de saúde primáriossatisfação dos utentesObjectivos: Conhecer a satisfação global dos utentes do Centro de Saúde São João, bem como a sua satisfação com os diferentes aspectos do Centro de Saúde. Métodos: Questionário de auto-resposta distribuído a todos os utentes que recorreram ao Centro de Saúde São João durante uma semana de selecção aleatória (10 a 14 de Maio de 2004). Resultados: Quinhentos e setenta e seis utentes (78%) responderam ao questionário. Todas as variáveis de satisfação dos utentes com o Centro de Saúde e com os seus diferentes aspectos apresentam valores elevados de medianas, de percentis 90 e de percentis 10, com excepção dos seguintes aspectos: 19,11 e 7 por cento dos inquiridos discorda maioritariamente com, respectivamente ‘Estou satisfeito com o tempo que demoro até conseguir a marcação de uma consulta’, ‘Espero pouco tempo neste Centro de Saúde, desde a altura que chego, até ser atendido(a)’ e ‘É fácil deslocar-me até este Centro de Saúde’. Conclusão: Os utentes do Centro de Saúde São João apresentam níveis elevados de satisfação com os cuidados de saúde prestados, com excepção dos tempos de espera. Este problema de qualidade deve ser seleccionado para desencadear vários Ciclos para Assegurar Qualidade, integrados num Programa para Estabelecer um Sistema para Assegurar Qualidade no Centro de Saúde São João.ArquiMed - Edições Científicas AEFMUP2005-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002Arquivos de Medicina v.19 n.5-6 2005reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002Hespanhol,AlbertoRibeiro,OrquídeaCosta-Pereira,Altamiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:14Zoai:scielo:S0871-34132005000400002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:17:59.949649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
title Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
spellingShingle Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
Hespanhol,Alberto
cuidados de saúde primários
satisfação dos utentes
title_short Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
title_full Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
title_fullStr Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
title_full_unstemmed Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
title_sort Assegurar qualidade no Centro de Saúde São João: Satisfação dos Utentes
author Hespanhol,Alberto
author_facet Hespanhol,Alberto
Ribeiro,Orquídea
Costa-Pereira,Altamiro
author_role author
author2 Ribeiro,Orquídea
Costa-Pereira,Altamiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hespanhol,Alberto
Ribeiro,Orquídea
Costa-Pereira,Altamiro
dc.subject.por.fl_str_mv cuidados de saúde primários
satisfação dos utentes
topic cuidados de saúde primários
satisfação dos utentes
description Objectivos: Conhecer a satisfação global dos utentes do Centro de Saúde São João, bem como a sua satisfação com os diferentes aspectos do Centro de Saúde. Métodos: Questionário de auto-resposta distribuído a todos os utentes que recorreram ao Centro de Saúde São João durante uma semana de selecção aleatória (10 a 14 de Maio de 2004). Resultados: Quinhentos e setenta e seis utentes (78%) responderam ao questionário. Todas as variáveis de satisfação dos utentes com o Centro de Saúde e com os seus diferentes aspectos apresentam valores elevados de medianas, de percentis 90 e de percentis 10, com excepção dos seguintes aspectos: 19,11 e 7 por cento dos inquiridos discorda maioritariamente com, respectivamente ‘Estou satisfeito com o tempo que demoro até conseguir a marcação de uma consulta’, ‘Espero pouco tempo neste Centro de Saúde, desde a altura que chego, até ser atendido(a)’ e ‘É fácil deslocar-me até este Centro de Saúde’. Conclusão: Os utentes do Centro de Saúde São João apresentam níveis elevados de satisfação com os cuidados de saúde prestados, com excepção dos tempos de espera. Este problema de qualidade deve ser seleccionado para desencadear vários Ciclos para Assegurar Qualidade, integrados num Programa para Estabelecer um Sistema para Assegurar Qualidade no Centro de Saúde São João.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132005000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ArquiMed - Edições Científicas AEFMUP
publisher.none.fl_str_mv ArquiMed - Edições Científicas AEFMUP
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Medicina v.19 n.5-6 2005
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137271893458944